Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Reunião com Fenaban

Cinco maiores bancos disponibilizam telemedicina e testes de Covid-19

Linha fina
Em reunião com a Fenaban, nesta terça-feira 12, Sindicato também questionou mudança de procedimento de alguns bancos, principalmente do Santander
Imagem Destaque

Em reunião por videoconferência com a Fenaban (federação dos bancos) nesta terça-feira 12, o Comando Nacional dos Bancários conquistou o compromisso de que os trabalhadores dos cinco maiores bancos poderão realizar o teste para diagnosticar a Covid-19, após o atendimento via telemedicina (veja os canais de telemedicina dos bancos ao final da matéria).

Os testes podem, ou não, ser indicados pelo médico que fizer o atendimento via telemedicina, de acordo com a avaliação médica e os sintomas. As consultas neste sistema também podem ser realizadas pelos dependentes.

“Isso é importante, pois tem gente trabalhando com alguns sintomas acreditando que é gripe, sinusite ou outra doença. Os testes podem dar segurança para toda a equipe, porém os bancários não devem descuidar das medidas de distanciamento e sanitárias”, observou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que também coordena o Comando juntamente com a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva.

A Fenaban informou que, em um banco onde o sistema já foi implantado, o serviço de telemedicina recebeu 400 ligações e 20% destes atendimentos gerou pedido de exames (testes RT-PCR) para diagnosticar se a pessoa está, ou não, com o vírus.

Transparência

O Comando Nacional dos Bancários questionou a postura dos bancos com relação à sanitização das agências, pois teve quem mudou o procedimento e outros fazem a sanitização e não informam para os bancários o motivo.

A Fenaban disse que alguns bancos passaram a utilizar os mesmos procedimentos de sanitização de hospitais e outros serviços que precisam manter o funcionamento simultaneamente aos procedimentos para a desinfecção do ambiente, que permite a reabertura da agência mais rapidamente. Disse também que alguns gestores estão realizando os procedimentos de sanitização como medida preventiva.

“O banco tem que aplicar o protocolo, que é encaminhar os trabalhadores para o médico, fazer o teste e afastar quem precisa ser afastado. Em caso de dúvida, afasta! Em caso de sanitização preventiva, o bancário precisa ser informado para não gerar apreensão entre os trabalhadores”, defende a presidenta da Contraf-CUT. A Fenaban concordou e vai transmitir aos bancos a necessidade de melhorar a comunicação e a transparência.

Santander

Na reunião, o Sindicato também questionou a mudança de protocolo de alguns bancos, principalmente do Santander, para isolamento e afastamento de funcionários de locais de trabalho onde foram constatados casos confirmados e suspeitos de Covid-19, sem negociação nem comunicação ao movimento sindical. Alguns gestores não estão afastando os funcionários das agências onde houve casos confirmados e nem o isolamento preventivo em casos de suspeita.

Sindicato denuncia mudança de procedimento no Santander
Santander adota medidas que podem levar ao adoecimento
Arbitrariamente, Santander muda procedimento em caso de Covid-19

“Desde o início de nossas negociações buscamos a proteção da categoria e começamos a nos preocupar com mudanças de procedimentos de sanitização de alguns bancos e de proteção aos bancários e clientes. Queremos entender o motivo de alguns bancos estarem mudando protocolos de sanitização”, disse a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva.

A Fenaban disse que cada banco adota procedimentos distintos, sempre de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, mas que levará a questão para os bancos para que seja analisada. O assunto voltará a ser tratado na próxima reunião.

Telemedicina dos bancos

Caixa:
Saúde Caixa
Portal: https:www.liviasaude.com.br (de 8h às 22h, sete dias por semana)
Ou pelo telefone: 0800 799 9922 (24h por dia, sete dias por semana) 
Dúvidas sobre o atendimento: http://www.centralsaudecaixa.com.br/teleorientacao/ ou pelo 0800 095 6094.

Itaú:
Saúde Itaú 
4004-5522

Santander:
Telemedicina Albert Einstein
+55 11 2151-7690

Bradesco:
Viva Bem
0800 701-1212
(11) 3684-2149
[email protected]

Banco do Brasil
Atendimentos online, pelo site cassi.com.br ou app da Cassi.
Para oriundos do BNC ou Economus também pelo telefone 4020-1676

 

seja socio