Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Luta

Em ato do 1º de Maio, trabalhadores gritam por “fora Bolsonaro”

Imagem Destaque
No ato do 1º de Maio, trabalhadores gritam por “fora Bolsonaro”

Bancários, metalúrgicos, químicos, professores e trabalhadores e trabalhadores de diversas categorias, estudantes e movimentos sociais se concentraram na Praça Charles Muller (Pacaembu), no ato do 1º de Maio em São Paulo, na luta por “Emprego, direitos, democracia e vida” – tema do Dia Internacional do Trabalhador deste ano – e para manifestar a insatisfação com o governo de Jair Bolsonaro e sua política de destruição do país.

O ato, que iniciou às 10h e segue pela tarde, é realizado em conjunto por todas as centras sindicais: CUT, Força Sindical, Intersindical, CTB, UGT, Nova Central e Pública. Reuniu lideranças sindicais e contou com a presença de políticos como Fernando Haddad (PT), Gleisi Hoffmann (PT), Eduardo Suplicy (PT), Guilherme Boulos (Psol) e do pré-candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. Além de diversas atrações musicais como Dexter, Lecy Brandão, e segue com Francisco El Hombre e Daniela Mercury (assista ao vivo pela TVT).

No palco, Lula destacou as mazelas do Brasil atual e lembrou como era no tempo em que governava o país.

“Todos vocês, mesmo os jovens, devem ter um parente que já viveu melhor quando eu governava este pais. O salário mínimo tinha aumento real todo ano. Além de recuperar a inflação, a gente dava o crescimento do PIB no ano anterior, e isso fez com que o salário mínimo subisse 77% no meu governo. Eles diziam que se aumentasse o salário mínimo, viria a inflação, mas a inflação no período ficou dentro da média estabelecida por nós, de 4,5%. Numa demonstração de que pode sim aumentar o poder aquisitivo do povo brasileiro."

Luiz Inácio Lula da Silva

“Ontem os jornais deram que a inflação do mês é a maior em 27 anos. Significa que quando a inflação cresce, o salário diminui. Significa que o carrinho de supermercado fica menor, que na mesa de vocês falta alimentos. Então temos que melhorar os salários e diminuir a inflação. Vamos pegar um país destruído, mas tenho certeza que da mesma forma que vocês ajudaram a gente a construir o Brasil naquele momento, nós vamos voltar a chamar o povo em conferências para dizer o que tem que ser feito nesse país, porque quem tem que decidir isso não é nenhum capitão, são os trabalhadores desses país, os estudantes, as mulheres. Vamos voltar a ter um país civilizado. Este Lula que vocês estão vendo tem 76 anos de idade, mas tem uma energia de 30 anos e o tesão de brigar por este país é o maior que já tive na minha vida. Iremos recuperar o Brasil para o povo brasileiro e os trabalhadores voltarão a ser respeitados nesse país.”

Luiz Inácio Lula da Silva

Bancários nas ruas por um país mais justo

Dirigentes do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região também marcaram presença no ato.

A presidenta do Sindicato, Ivone Silva, discursou no palco do evento e destacou as ameaças que o atual presidente faz à democracia.

“Dia e noite ele faz tudo contra a democracia, o que causa a total instabilidade do país, prejudicando a população. Por isso este ato é também para pedir que todos votem, em outubro, em deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e principalmente em um presidente que trabalhem pelos direitos dos trabalhadores. Este ano vai definir se vamos conseguir mudar a lei trabalhista que tem sido nefasta para a classe trabalhadora.”

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

A secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro, destacou que o ato nas ruas, depois de dois anos de pandemia, representava a esperança por um Brasil melhor, de reconstrução, que possa reverter a destruição que veio após Temer e Bolsonaro.

O vice-presidente da CUT São Paulo e dirigente sindical bancário, Luiz Cláudio Marcolino, ressaltou que o ato mostra a união de todas as centrais sindicais, dos estudantes e trabalhadores, do campo e da cidade na defesa de um Brasil soberano, democrático e com justiça social.

O dirigente sindical bancário Edson Carneiro, o Índio, ressaltou a necessidade de mobilização para derrotar o atual governo. “Mais do que nunca é fundamental nos organizar e nos mobilizar. O que está em jogo agora é derrotar o governo Bolsonaro, que deixou o preço da gasolina explodir, que provoca desemprego para reduzir o valor dos salários, que quer beneficiar o grande capital, os banqueiros.”

Derrotar o fascismo

Fernando Haddad lembrou que a cada 4 anos, o 1º de maio antecede as eleições presidenciais. “Estamos num momento muito delicado da política nacional. Temos cinco meses para fazer campanha e colocar novamente esse país no rumo do desenvolvimento e da justiça social.”

Guilherme Boulos saudou Lula como o “futuro presidente do país”, e lembrou que o 1º de maio é homenagem a uma greve histórica em 1886, em Chicago (EUA), na qual uma das principais reivindicações era a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas. “E hoje há milhares de jovens trabalhando 12 horas ou mais por dia de uber ou como entregadores de aplicativos, sem nenhum direito trabalhista. Este ano é uma encruzilhada histórica em nosso país, são os direitos contra os privilégios, é a democracia contra a barbárie. Mas não tenham dúvidas que vamos derrotar o fascismo. Que esse seja o último 1º de maio com um miliciano na presidência do país.”

Por Emprego, Direitos, Democracia e Vida!

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região preparou uma série de reportagens abordando cada um dos temas deste 1º de Maio. Seguem os links abaixo:

seja socio