São Paulo - Sob o mote "Todo doador de sangue é um herói", a Organização Mundial de Saúde (OMS) comemora na quinta 14 o Dia Mundial do Doador de Sangue com o objetivo de reconhecer o papel importante dos voluntários na vida de milhões de pacientes que recebem transfusão, além de procurar conscientizar a sociedade da importância da prática.
A data foi lançada em Johannesburgo, África do Sul, em 14 de junho de 2004 após o sucesso do Dia Mundial da Saúde de 2000, dedicado à doação de sangue. A partir daí, todos os anos a OMS, braço da Organização das Nações Unidas, utiliza a data como forma de agradecimento aos voluntários. Atualmente, outro importante objetivo foi incorporado: melhorar a qualidade e segurança das reservas de sangue aumentando o número de voluntários regulares saudáveis.
Anualmente, de acordo com a Fundação Pró-Sangue, cerca de 93 milhões de bolsas de sangue são coletadas em todo o planeta diariamente. Entretanto, a questão permanece crítica em diversos países, sobretudo nos de baixa e média renda.
Segundo pesquisa feita pela OMS com 173 nações, em 77 delas as taxas de doação correspondem a menos de 1% da população. A entidade considera que número de bolsas coletadas deve corresponder de 1 a 3% da população. Em alguns países, como o Brasil, o índice vai de 3% a 5%. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,9% da população brasileira é doadora.
Pró-Sangue - A Fundação Pró-Sangue, que abastece 128 hospitais da rede pública da região metropolitana de São Paulo, aproveitou a data para estimular a doação. Quem nos postos da entidade poderá participar da campanha "Doe Sangue e Passe a Bola para um Amigo", que busca fazer da prática um hábito contínuo.
Para doar basta estar em boas condições de saúde, ir alimentado (evitar alimentos gordurosos 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. Quem recebeu vacina contra gripe pode fazer doação 48 horas depois da aplicação. Já aqueles que estiverem com gripe ou resfriado, devem aguardar uma semana após recuperar a saúde.
Redação - 14/6/2012
Linha fina
Campanha da OMS objetiva agradecer voluntários e promover aumento do número de doações seguras
Imagem Destaque