Pular para o conteúdo principal

Britânicos querem prisão para banqueiros

Linha fina
Comissão parlamentar propõe facilitação da detenção para aqueles que praticaram infrações
Imagem Destaque

São Paulo - A comissão parlamentar britânica propôs que a facilitação da prisão de banqueiros que praticarem ações irregulares, como a manipulação da taxa Libor. A informação é da France Presse. A sugestão está no relatório final "Mudar os bancos para sempre".

A comissão, específica sobre normas bancárias, foi criada justamente após as revelações sobre a manipulação da taxa interbancária que sacudiu o mundo das finanças.

O documento critica em termos duros, como " falta de responsabilidade individual" no setor. O presidente da comissão, o deputado conservador Andrew Tyrie fala em "faltas vergonhosas e extensas", acrescentando que foi proposto "que os altos executivos do setor bancário que prejudicam gravemente seu banco ou que arriscam dinheiro do contribuinte possam ser multados, inabilitados do setor ou, nos piores casos, ir para a cadeia"

O relatório final fala ainda em reforma no regime de bônus, considerados como um estímulo às tomadas de risco e à lógica de curto prazo, e poderes para os órgãos reguladores exigir o adiamento do pagamento em até 10 anos.

O governo recebeu com satisfação as propostas e prometeu respostas antes do fim do verão (inverno no Brasil). "Há muitas recomendações que vão ajudar o governo a criar um sistema bancário mais seguro e sólido", afirmou um porta-voz do ministério das Finanças.


Redação, com informações da France Presse - 19/6/2013

seja socio