São Paulo – Bancários e público em geral podem assistir ao documentário Plano B antes mesmo de ele chegar às salas de cinema. A pré-estreia será na segunda 16, às 19h, no Auditório Amarelo do Sindicato, no Edifício Martinelli (Rua São Bento, 413, Centro). A reserva pode ser feita pelo [email protected], informando nome, telefone, e-mail e profissão.
> Visite o blog do CineB
A exibição é promovida pelo CineB, projeto do Sindicato em parceria com a Brazucah Produções, que leva o cinema nacional de forma gratuita a toda a cidade, em especial a comunidades carentes da periferia.
O filme – Produzido em 2013, com direção de Getsemane Silva, Plano B é um filme sobre outro filme. Em 1967, o cineasta Joaquim Pedro de Andrade fez um documentário sobre Brasília. Encomenda da empresa Olivetti para elogiar a cidade fundada sete anos antes, o filme, com sua abordagem crítica à exclusão de milhares de moradores, desagradou os patrocinadores e os militares, então no poder. Para preservar a obra, uma cópia foi guardada pelos produtores imediatamente após sua exibição.
Plano B resgata “Contradições de Uma Cidade Nova” e reconta sua história, mostrando como o filme de Joaquim Pedro de Andrade, com roteiro de Jean-Claude Bernardet e fotografia de Affonso Beato, profetizou em vários aspectos o que Brasília é hoje.
Andréa Ponte Souza – 13/6/2014
Linha fina
Filme Plano B será exibido nesta segunda 16, na sede do Sindicato. Conta a história de um filme sobre Brasília que sofreu a censura da ditadura
Imagem Destaque