Pular para o conteúdo principal

19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro

Linha fina
Data faz referência às primeiras imagens filmadas no país; um dia depois, no sábado 20, CineB exibe Rio 2 e Pajerama no Jardim São Domingos
Imagem Destaque
São Paulo – 19 de junho de 1898. O italiano Afonso Segreto regressa ao Brasil depois de uma das suas viagens comerciais e traz na bagagem um equipamento que até então nunca tinha sido utilizado no país, o cinematógrafo. Ao chegar no Rio de Janeiro, ainda a bordo do navio francês Brêsil, Segreto faz imagens da baia de Guanabara. O registro ficou marcado na história como o primeiro filme genuinamente nacional e a data foi oficializada como o Dia do Cinema Brasileiro.

Após 116 anos, nosso cinema já contou muitas histórias, contribuiu com a formação da identidade brasileira, enfrentou a censura dos anos de chumbo, passou por dificuldades econômicas e, sobretudo, emocionou e inspirou várias gerações. Entretanto, tanto tempo depois de Segreto nos apresentar a invenção dos irmãos Lumiére, muitos brasileiros ainda não têm acesso aos cinemas do circuito comercial.

Pensando nestas pessoas e também em colaborar com a difusão do cinema nacional, o Sindicato criou o projeto CineB, em parceria com a produtora Brazucah Filmes, que leva longas e curtas-metragens brasileiros para lugares onde o circuito comercial não chega. As produções são exibidas em igrejas, escolas, associações de moradores, quadras de esportes e ao ar livre, em praças, campinhos e até debaixo de um viaduto.

Um dia após a celebração do Dia do Cinema Brasileiro, o CineB exibirá no sábado 20 o longa de animação Rio 2 e o curta-metragem Pagerama no Procedu (Projeto Cultural Educacional Novo Pantanal). A sessão tem início às 19h e os interessados devem retirar com antecedência os convites no local. O Procedu fica na Rua 5 de novembro, 713 – União de Vila Nova (perto da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida). Celebre e prestigie o cinema brasileiro, este jovem senhor de 116 anos.

Leia mais
> A programação completa do projeto Cine B 
 

Redação – 19/6/2015
seja socio