São Paulo – A Quadra dos Bancários vai sediar o 2º Encontro Nacional de Jornais e Revistas de Rua. O evento, na sexta-feira 2, terá representantes de publicações de São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e tem como objetivo promover uma troca de experiências para fortalecer a rede de notícias que atuam com pessoas em situação de rua.
“Reunimos pessoas atendidas por esses projetos para conversar e debater a situação atual de direitos humanos para pessoas em situação de rua. A nossa expectativa é sair desse encontro com um desenho bem traçado para que possamos atuar em rede”, explica Andreza do Carmo, coordenadora da Rede Rua, que organiza a atividade.
O evento é gratuito e aberto a todos os públicos: pessoas em situação de rua, midiativistas, estudantes, profissionais do setor e demais interessados. No evento, os participantes poderão fazer doação para a campanha do agasalho do Sindicato. Roupas de frio e cobertores arrecadados serão doados à população atendida pela Rede Rua.
“É muito importante destacar este papel cidadão do Sindicato que, com ações como essa, consegue contribuir com entidades que auxiliam no atendimento à população em situação de rua”, afirma Ernesto Izumi, diretor executivo do Sindicato.
A Quadra dos Bancários fica na Rua Tabatinguera, 192, Centro.
Programação:
12h30 – Acolhida – Show musical
13h – Abertura – Intervenção cultural
Acolhida dos convidados
13h30 – Palestra – A comunicação como direito humano – a força das mídias alternativas e comunitárias
14h30 – Intervenção cultural
15h – A força das revistas e jornais de rua nas vidas das pessoas em situação de rua – jornais O Trecheiro (SP), Aurora da Rua (BA) e Boca de Rua (RS), e das revistas Ocas (SP) e Traços (DF)
16h – E nós, como avaliamos as mídias alternativas? Intervenção com os participantes do II Encontro
17h – Encerramento – Intervenção cultural, show musical e coquetel