Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Ernesto Izumi: ‘tive orgulho de participar de vários momentos que levarei para minha vida’

Imagem Destaque
Ernesto Izumi japonês, careca, usando óculos, camisa laranja e blazer azul marinho

Funcionário do Banco do Brasil, hoje já aposentado, Ernesto Izumi iniciou sua aproximação com o movimento sindical em 1981, quando entrou para o banco como menor aprendiz. Logo se deparou com uma greve da categoria e aderiu ao movimento. De lá, nunca mais abandonou a luta coletiva. 

 Ele é a personalidade da série O Sindicato é feito de pessoas.  

Antes de entrar para a diretoria do Sindicato, Ernesto foi delegado sindical. Em 2005, liberado pelo banco público, foi convidado para fazer parte do Sindicato e virou dirigente sindical visitando a base em prédios importantes do banco em São Paulo. 

Izumi lembra que de todas as greves, a de 2004 marcou sua trajetória no movimento sindical bancário pelo longo período de paralisação e por ser difícil chegar a um acordo bom para os trabalhadores.  

Ao entrar para a diretoria, passou por diversas secretárias estratégicas do Sindicato, dentre elas a Secretária de Imprensa e Comunicação. 

Sobre o período em que esteve à frente da Comunicação, Ernesto fala da resistência dos sindicatos para adaptar a linguagem das redes sociais, e destaca o trabalho pioneiro dos bancários na evolução de dialogar com todos os trabalhadores e a sociedade, por meio das redes sociais. 

E para finalizar, Ernesto convoca bancários para serem mais ativos e participativos aos chamados do Sindicato, a fim de fortalecer a categoria e a entidade. 

Assista a entrevista completa no canal do Sindicato no YouTube.

seja socio