Pular para o conteúdo principal
Chapéu
“Voluntariado”?

Sindicato volta a protestar contra trabalho aos sábados

Linha fina
Mais uma vez, Santander oferece orientação financeira a clientes, contando com mão de obra ‘voluntária’ de seus funcionários
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região voltou a protestar neste sábado (1º) contra o trabalho aos sábados no Santander. Desta vez, a mobilização ocorreu na região da Avenida Adolfo Pinheiro, na zona sul de São Paulo, onde uma agência do Santander abriu no fim de semana para orientação financeira de clientes e não-clientes, contando com o trabalho “voluntário” dos bancários.

Os dirigentes dialogaram com a população e distribuíram material informativo alertando sobre este ataque ao direito dos bancários de terem seu sábado de descanso. Como nos demais fins de semana deste projeto do banco espanhol, a adesão foi baixa, e poucos clientes compareceram para receber a tal “orientação”.

Contra trabalho “voluntário” aos sábados, vereadores apoiam Sindicato
> PL prevê trabalho bancário aos finais de semana. Reaja!

“O banco pode orientar as pessoas no ato da contratação dos produtos, por exemplo. E se quer fazer algum tipo de ação social, que vá nas comunidades”, afirmou o dirigente sindical Cássio Murakami.

O Sindicato alerta que o descanso aos sábados é garantido na CCT da categoria (cláusulas 8ª) e na legislação trabalhista – o artigo 224 da CLT é claro ao excetuar o sábado da jornada de trabalho bancário. Ao mesmo tempo, a Lei nº 4.178 de 1962 estabelece que os estabelecimentos de crédito não funcionarão aos sábados, em expediente externo ou interno. A Lei 9.608/1998, por sua vez, define o trabalho voluntário como “a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa”. O banco, por outro lado, é uma instituição que visa exclusivamente o lucro.

Os trabalhadores que se sentirem pressionados a aderir ao “voluntariado” devem denunciar ao Sindicato – por meio dos dirigentes nas regionais (veja endereços e telefones), do site, da Central de Atendimento (11 3188-5200) ou pelo WhatsApp  (11 97593-7749) – informando nome, agência e regional. O sigilo é garantido.

 

seja socio