Pular para o conteúdo principal

Desigualdade de gênero no alvo da luta

Linha fina
Secretaria de Políticas para as Mulheres divulga projeto para que empresas coloquem em prática medidas como ampliação das licenças maternidade e paternidade, bandeiras defendidas também pela categoria
Imagem Destaque

São Paulo – A Campanha 2013 começou e em mais um ano está na pauta de reivindicações da categoria a exigência por igualdade de oportunidade. Essa luta é antiga e já resultou em diversas conquistas, como a ampliação da licença-maternidade para seis meses.

A diretora executiva do Sindicato Neiva Ribeiro lembra que tal ampliação foi resultado da luta do movimento sindical e que a categoria tem destaque nesse processo. “Sempre lutamos para que o direito da licença-maternidade fosse cumprido. Fomos uma das primeiras categorias a conseguir a licença de 180 dias. Mas esse esforço não terminou, pois reivindicamos essa conquista a todas as trabalhadoras brasileiras, independentemente da categoria”, ressalta Neiva.

Na Justiça – No mês de julho, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região concedeu por meio de liminar a licença-maternidade de 180 dias a uma servidora pública federal do Rio Grande do Sul que adotou uma criança. Segundo a decisão, deve haver isonomia de tratamento entre mães biológicas e as que adotam, independentemente da idade da criança adotada.


Gisele Coutinho, com informações do TST - 30/7/2013

seja socio