Pular para o conteúdo principal

Música erudita em terminais de ônibus e escolas

Linha fina
Professores da rede municipal também poderão conferir gratuitamente ensaios abertos das óperas do Theatro Municipal
Imagem Destaque
São Paulo – Apresentações gratuitas de música erudita, canto coral, dança e ópera irão se espalhar por São Paulo a partir deste mês. O projeto Municipal na Cidade, lançado no último dia 30 de junho, vai levar mais de 130 espetáculos a cinco terminais de ônibus e sete Centros Educacionais Unificados (CEUs), além do próprio Theatro Municipal e da Praça das Artes.

Segundo o prefeito Fernando Haddad, o objetivo é oferecer a mais pessoas a oportunidade de conhecer o trabalho de excelência praticado pelos músicos, cantores e bailarinos do Municipal. Todas as apresentações integram o Circuito São Paulo de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura. “Queremos fazer com que todos os espaços públicos da cidade, como teatros, CEUs, cemitérios, parques ou praças, sejam locais para articulação de ações culturais”, afirmou o secretário Nabil Bonduki.

Nos terminais de ônibus Parque Dom Pedro II, na região central, Sacomã e Capelinha, na zona sul, Pirituba, na zona norte, e Cidade Tiradentes, na zona leste, serão 20 apresentações. Já nas escolas da rede municipal os estudantes participarão de 59 concertos didáticos no Theatro Municipal, em que aprenderão sobre música e dança com os artistas dos corpos fixos da instituição. Na programação estão previstas atrações de clássicos como Pedro e o Lobo, de Prokofiev, A Flauta Mágica e as missas de Mozart, e a série Coral Paulistano Encontra a Dança.

O Coral Paulistano Mário de Andrade também se apresentará em sete CEUs: Meninos e Feitiço da Vila, na zona sul, Aricanduva, na zona leste, Perus, na zona norte, Jaguaré, Butantã e Uirapuru, na zona oeste. Os professores da rede e seus familiares serão recebidos em quatro ensaios gerais abertos das óperas da programação do Municipal. Para o segundo semestre, estão previstas Thaïs, de Massenet,  Manon Lescaut, de Puccini,  Lohengrin, de Richard Wagner e Cosi Fan Tutti, de Mozart.

Apresentações gratuitas também acontecerão na Galeria Olido, na região central – que receberá o Balé da Cidade –, no Cemitério da Consolação – que receberá o Coral Paulistano –, e nas paróquias São Geraldo, em Perdizes, São José e Imaculada Conceição, no Ipiranga, Santa Teresinha e na Capela do Colégio Sion, em Higienópolis, e Santíssimo Sacramento, no Paraíso.

A programação completa do projeto Municipal da Cidade pode ser conferida no site da Fundação do Theatro Municipal (clique aqui).


Redação - 3/7/2015
seja socio