Pular para o conteúdo principal

Morre ex-ministra de Igualdade Racial Luiza Bairros

Linha fina
Especialista em questões raciais e de gênero faleceu em Porto Alegre, aos 63 anos, vítima de um câncer de pulmão; ocupou cargo de ministra-chefe no primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff
Imagem Destaque
São Paulo – A ex-ministra de Igualdade Racial Luiza Bairros morreu na terça-feira 12, vítima de um câncer de pulmão aos 63 anos. Natural de Porto Alegre, Luiza ocupou o cargo de ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas de Igualdade Racial entre 2011 e 2014, no primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff.

A ex-ministra era graduada em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com títulos de mestre em Ciências Sociais e doutora em Sociologia. Moradora de Salvador desde 1979, Luiza militou em diversos movimentos sociais, em especial o Movimento Negro Unificado (MNF). Também trabalhou em programas das Nações Unidas contra o racismo em 2001 e 2005.

“Luiza foi uma incansável militante da causa negra e da democracia brasileira. Sua obra permanece viva e continua sendo um símbolo da luta contra o preconceito e em favor das melhores causas da vida política nacional”, afirmou em nota a presidenta Dilma Rousseff.

“Militante brilhante, bem humorada e dona de uma voz grave, fazia todos pararem para ouvi-la e sempre nos proporcionava reflexão e transformação. Luiza deixará saudades”, diz a secretária de Relações Sindicais e Sociais do Sindicato, Maria Rosani.  

Legado – Além da sua ampla contribuição para a compreensão e ação política na luta pela igualdade de gênero e raça, a ex-ministra deixa um importante legado para a administração pública brasileira. Durante sua passagem pelo governo federal, foi responsável pela criação do Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), cujo objetivo é proporcionar igualdade de oportunidades para a população negra e instituir formas de combate ao racismo.


Redação, com informações do Portal Geledés – 12/7/2016
seja socio