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MP denuncia auxiliares de Alckmin por improbidade

Linha fina
Secretários de Transportes e presidentes do Metrô foram denunciados pela compra sem perspectiva de utilização de 26 composições para a linha do Metrô que liga o Capão Redondo a Santo Amaro
Imagem Destaque

São Paulo – O Ministério Público Estadual (MPE) de São Paulo denunciou na segunda 11 o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissoni, o ex-secretário da pasta Jurandir Fernandes e seis ex-presidentes da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) por improbidade administrativa, pela compra e não-utilização de 26 trens para a Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Adolfo Pinheiro). Os trens custaram R$ 630 milhões e estão deteriorando parados em pátios, ao longo da linha e em garagens da empresa CAF Brasil, fabricante das composições. Alguns estão sem uso há, pelo menos, dois anos.

O promotor público Marcelo Milani, autor da denúncia, enfatizou que as composições “estão abandonadas e foram vandalizadas”. “Esses trens já estão parados há dois anos, já estão perdendo a garantia. Tudo o que está colocado naquele trem, principalmente em questão de eletrônica, de funcionamento não vai ter utilidade, perdeu a utilidade”, escreveu na denúncia, segundo o portal G1.

Milani destacou que os trens não possuem o mesmo sistema de comunicação que é utilizado pelas composições que operam a linha desde 2002. E também foram produzidos para um bitola (distância entre os trilhos) diferente da atual. “Os trens que ali (estão) não têm a mesma capacidade, tem que ser trocado no curso da mesma linha. Sem contar que tem sistema de operação completamente diferentes por isso também os agentes públicos estão sendo responsabilizados”.

Em abril, a Rede Brasil Atual divulgou vídeos que mostravam 12 dos 26 trens da frota P, os trans novos da Linha 5-Lilás, parados em pátios e ao longo da via. O material foi produzido pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo. As composições identificadas nos vídeos são: P21, P12, P34, P15, P22, P10, P19, P16, P20, P11, P18 e P02. “Você compraria dois carros com objetivo de usar um e deixar o outro parado em casa? Não, ninguém faria isso. Então, o governador precisa explicar por que comprou composições sem perspectiva de uso”, disse, à época, o presidente do sindicato, Altino de Melo Prazeres Júnior.

> Vídeos: clique aqui e aqui para rever os vídeos

Os trens parados apresentavam oxidação e desgaste na parte externa, por conta da exposição às intempéries. Além disso, os metroviários explicaram que os componentes eletrônicos e de rodagem, sem uso, se degradam, levando à possibilidade de os trens apresentarem falhas quando começarem a ser colocados em uso. “É dinheiro público jogado fora. Não tem planejamento, não tem prioridade ao transporte público. Agora precisa ver qual foi o objetivo de gastar tanto dinheiro em uma coisa que não poderia ser utilizada pela população”, afirmou Altino.

A ferrovia está sendo construída desde 1998, quando era a Linha F da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Após inúmeras alterações no prazo de entrega das 17 estações, que vão ligar o Capão Redondo à Chácara Klabin, integrando-se com a Linha 2-Verde, a previsão atual de conclusão é 2018. Nem mesmo o pátio de estacionamento Guido Caloi, que abrigaria a frota P, foi concluído.

A Linha 5-Lilás transportou 269 mil passageiros por dia, em média, em 2015. E o atendimento é feito por oito trens da frota F, de 2001. Embora o trecho seja curto, com sete estações e 9,6 quilômetros de extensão, não tendo condições de receber muitas composições, o principal problema é que os trens da frota F operam como o sistema ATO, incompatível com o sistema CBTC dos trens novos da frota P. A principal diferença é que o CBTC permite reduzir a distância entre os trens, agilizando a circulação.

As assessorias de imprensa do governo Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disseram que quem responderá sobre a denúncia é o Metrô, que ainda não se posicionou.

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Rede Brasil Atual - 12/7/2016

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