Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Fique atento

Devolução do imposto sindical já começou 

Linha fina
Crédito nas contas dos bancários que solicitaram reembolso iniciou na segunda 17. Sindicato agradece aos mais de 400 trabalhadores que doaram ao Travessia
Imagem Destaque
Arte: Seeb-SP

São Paulo – Os bancários com cadastro ativo no Sindicato que pediram a devolução do imposto sindical estão começando a receber o reembolso. O crédito, que teve início na segunda-feira 17, será na conta bancária informada pelo trabalhador no formulário da solicitação, que ficou disponível no site do Sindicato entre 21 e 30 de junho.

Este ano, 429 bancários doaram a totalidade ou parte do recurso à Fundação Travessia, que há quase 22 anos executa projetos junto a crianças e adolescentes em situação de risco social, promovendo a defesa e a garantia dos seus direitos. As doações chegaram a R$ 9 mil. “O Sindicato é um dos idealizadores do Travessia. Investimos na melhoria da qualidade de vida e no exercício da cidadania dessas crianças, e isso sempre se desdobra no atendimento a seus familiares e à sua comunidade. Queremos agradecer aos bancários que se solidarizaram com esse trabalho”, destaca a coordenadora geral da Fundação, Cleuza Rosa da Silva.

> Atendido pelo Travessia vai do risco ao aprendizado

O imposto sindical foi instituído por Getúlio Vargas em 1937 e corresponde a um dia de trabalho no ano. Por ser contra a cobrança obrigatória, o Sindicato manteve, por mais de dez anos, liminar que proibia a cobrança do tributo. Desde 2006, quando essa liminar foi derrubada pela Justiça, devolve a parte que lhe cabe, ou seja, 60% do tributo. E defende que as entidades de representação dos trabalhadores devem ser mantidas por contribuições definidas e aprovadas pelos bancários em assembleias.

seja socio