Após cobrança do Sindicato, o Bradesco ofereceu a possibilidade de transferência para a mesma gerência regional a funcionários lotados na agência assaltada no dia 10 na Liberdade, região central de São Paulo. No dia seguinte a ação dos criminosos, dirigentes sindicais estiveram no local para exigir do banco a emissão de CAT, a dispensa dos funcionários que foram feitos reféns, para que se recuperassem do trauma vivenciado, e a necessária assistência psicológica às vítimas.
“Os trabalhadores que não se sentirem à vontade e quiserem transferência podem procurar a gerência regional do banco. Ou então o Sindicato, se nada for feito nesse sentido”, ressalta o dirigente sindical Alexandre Bertazzo, funcionário do Bradesco.
O dirigente lembra que os criminosos que invadiram a agência no dia 10 conheciam a rotina de funcionamento da agência. Os bandidos fugiram levando uma quantia em dinheiro. Não houve feridos e a polícia chegou ao local somente após o término do assalto.
CAT
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento que serve para reconhecer um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional, como é o caso de um trauma psicológico desenvolvido após o empregado passar por um assalto no local de trabalho.
É obrigação do empregador emitir o documento, imprescindível para dar entrada em pedidos de afastamento pelo INSS. Caso a empresa se negue, o trabalhador pode requisitá-lo nos centros de referência em saúde do trabalhador ou no Sindicato, pelo telefone 3188-5200.