Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Saúde

Campanha de vacinação contra o sarampo na Grande SP vai até 16 de agosto

Linha fina
Imunização é destinada a jovens com idade de 15 a 29 anos; estado teve, até o dia 19 de julho, 484 casos de sarampo confirmados em 2019, 75% deles na capital
Imagem Destaque
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O estado de São Paulo teve confirmados 484 casos de sarampo em 2019, segundo o boletim divulgado na sexta-feira 19 pela Secretaria de Estado da Saúde. Desse total, 75% estão na capital paulista, com 363 ocorrências. Em seguida está Santos, com 23 registros da doença. O balanço anterior, de 16 de julho, indicava 384 casos no estado, sendo 70% na cidade de São Paulo. A vacinação contra sarampo para intensificar a adesão à campanha em cidades da Grande São Paulo (São Paulo, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Barueri, Carapicuíba, Diadema, Mairiporã, Mauá, Santana de Parnaíba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Taboão da Serra) vai até 16 de agosto. A imunização é destinada a jovens com idade de 15 a 29 anos.

>Concentração do Bradesco tem surto de sarampo e outras doenças

>Caso suspeito provoca vacinação contra sarampo no ITM do Itaú

Na cidade de São Paulo, a campanha começou em 10 de junho e vacinou 150,6 mil pessoas, segundo o último balanço. A meta é vacinar 2,9 milhões de pessoas na faixa etária indicada. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, embora representem aproximadamente 20% da população paulista, esses jovens respondem por cerca de metade dos casos do estado.

Foram registrados ainda 36 casos em crianças com menos de 12 meses, o que equivale a 17,5% do total. Esse público tem a vacinação prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI), com administração da tríplice viral com 1 ano e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela).

Os profissionais de saúde das redes pública e privada também devem ser imunizados. A Secretaria de Estado da Saúde alerta que há contraindicação para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

A Secretaria de Saúde firmou parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos para ampliar o alcance da campanha com a aplicação de doses em postos volantes instalados em estações do metrô, trens e terminais de ônibus. A programação será divulgada semanalmente no portal de notícias da Secretaria da Saúde.

seja socio