Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Exerça sua cidadania

Inscreva-se para votar em seus representantes no Conselho Estadual LGBT

Imagem Destaque
Arte sobre eleição ao Conselho Estadual LGBT

Mais uma vez os moradores do estado de São Paulo serão convidados a exercer sua cidadania, elegendo seus representantes para o Conselho Estadual LGBT. A votação, on line e em apenas um turno, será em 1º de outubro (das 8h às 18h), mas para ser apto ao voto, é preciso primeiro se inscrever, até o dia 2 de agosto, no site da Secretaria Estadual de Justiça de São Paulo. Para facilitar esse processo, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região criou um formulário que, após preenchido por cada eleitor, será devidamente cadastrado na secretaria. Mas o futuro votante também pode se inscrever diretamente no link da Secretaria de Justiça.

Cada eleitor têm direito a 5 votos, divididos por segmentos: travestis/mulheres trans; mulheres lésbicas; homens gays; pessoa bissexual; e homem trans.

“É importante que todos participem e se inscrevam para votar. Não precisa ser da comunidade LGBT para ter direito ao voto, qualquer morador ou moradora do estado de São Paulo pode e deve escolher seus representantes”, informa o secretário de Relações Sindicais e Sociais do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Dionísio Reis.

Dionísio destaca que o respeito às diferenças, sem discriminação de raça, gênero ou orientação sexual sempre foi bandeira do Sindicato, e graças a essa luta, a entidade tem se esforçado e se comprometido com candidaturas verdadeiramente progressistas nos conselhos LGBT. “Por isso, para o Conselho Estadual LGBT, estamos pedindo o voto dos bancários e bancárias e dos cidadãos em geral no nosso companheiro Anderson Pirota, no segmento 'pessoa bissexual'. Dirigente sindical e bancário do Santander, Pirota coordena o coletivo LGBT do Sindicato e tem um histórico de luta por direitos e respeito aos LGBT.”

Ele lembra que recentemente, a mobilização do Sindicato resultou na vitória de uma chapa progressista para o Conselho Municipal de Políticas LGBT, com destaque para o companheiro André Sardão, dirigente sindical e bancário da Caixa. “Agora, nas eleições para o Conselho Estadual LGBT, nosso desafio é ainda maior porque o estado de São Paulo inteiro participará. Vamos precisar, portanto, de uma participação expressiva do campo progressista. Votando em Anderson Pirota, estaremos impedindo que candidatos conservadores se apropriem desse importante fórum de participação que é o Conselho Estadual LGBT. Por isso, não deixe de fazer sua inscrição como eleitor. Sua participação será fundamental na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e não violenta.”

Quem é Anderson Pirota

Candidato ao Conselho Estadual LGBT, Anderson Pirota (foto acima) é bacharel em Sociologia e Política, pós-graduado em Mídia Política e Sociedade, mestre em Ciências Políticas, bancário do Santander, dirigente sindical e coordenador do Coletivo LGBT do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Se eleito, Pirota se compromete em lutar por políticas de cidadania para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. “É fundamental que a população LGBTQIA+ seja agente de cobrança de seus direitos na luta por emprego, universidade, políticas de saúde e segurança. E que também proponha e valorize a construção de uma sociedade livre do preconceito, com ações na busca de uma sociedade onde todos tenham direitos civis iguais. Não queremos ser mais que os outros, queremos um Estado laico de fato e os mesmos direitos que todos”, afirma Pirota.

“Acredito na importância deste processo de eleições para o Conselho Estadual LGBT de São Paulo porque acredito ser um espaço de diálogo e de potencial para a construção de políticas públicas. Com representantes progressistas no Conselho, seremos capazes de cobrar as políticas públicas que a população LGBTQIA+ paulista necessita. Por um Conselho Estadual LGBT, atuante e de Luta!”, acrescenta o candidato.

seja socio