Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha dos Bancários 2022

Negociação com Fenaban aponta para avanços no teletrabalho

Imagem Destaque
Campanha dos Bancários 2022: quarta rodada de negociação abordou teletrabalho

Na mesa desta terça-feira 26, a quarta rodada de negociação da Campanha Nacional dos Bancários, o Comando Nacional dos Bancários apresentou as reivindicações da categoria para a melhoria do teletrabalho, e a Fenaban (federação dos bancos) declarou interesse em avançar na construção de uma cláusula sobre o tema, comprometendo-se a apresentar uma proposta nas próximas reuniões.

“Apresentamos nossas reivindicações sobre a importância do controle da jornada, para que de forma alguma o teletrabalho resulte em aumento das horas trabalhadas, com extrapolação da jornada. Também destacamos que o direito à desconexão é fundamental”, informa a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, que representa a categoria na mesa com a Fenaban.

“Apresentamos ainda a reivindicação de que os bancos promovam a capacitação permanente dos trabalhadores, mantendo-os atualizados com as novas tecnologias e com as rápidas inovações no setor; que os bancos arquem com os custos das certificações e da capacitação para mudança de área, em caso de reestruturações”, acrescenta Ivone.

Outro ponto ressaltado pelos representantes dos trabalhadores foi a preocupação com a saúde dos trabalhadores. “A preocupação com a saúde mental e a conquista de um ambiente de trabalho saudável perpassa todo o debate. É uma preocupação para os trabalhadores no presencial, no teletrabalho, em todos as áreas do setor bancário”, diz a dirigente.

O Comando enfatizou ainda a importância da ajuda de custo no teletrabalho. E a necessidade de garantir o acesso dos sindicatos a esses trabalhadores que estão em home office.

Segundo pesquisa feita pela própria Febraban, a expectativa dos bancos é que em 2022 apenas 41% dos trabalhadores das áreas internas trabalhem presencialmente, e 59% em modelo de teletrabalho total ou híbrido. “Então é urgente que a gente tenha uma cláusula mais abrangente sobre o teletrabalho, que leve em consideração ajuda de custo, fornecimento de itens de escritório, com respeito à ergonometria”, ressalta Ivone.

Outro destaque feito pelo Comando foi a necessidade de garantir o acesso dos sindicatos aos bancários que trabalharem de casa. “É fundamental que o movimento sindical tenha acesso a esses trabalhadores, para que eles participem de eleição de Cipas, de assembleias... Para isso precisamos ter canais de comunicação com os bancários que trabalham de casa, um contingente cuja tendência é aumentar, segundo a própria Fenaban”, acrescenta.

A próxima rodada de negociação entre Comando e Fenaban será na quinta-feira 28 e debaterá as reivindicações sobre o tema segurança.

Calendário de negociações:

  • Quinta-feira, 28 de julho: Cláusulas Sociais e Segurança Bancária
  • Segunda-feira, 1º de agosto: Saúde e Condições de Trabalho
  • Quarta-feira, 3 de agosto: Cláusulas Econômicas
  • Quinta-feira, 11 de agosto: Continuação das Cláusulas Econômicas

Veja como foram as rodadas anteriores:

Saiba tudo sobre a Campanha dos Bancários 2022

Estamos na fase 3 da Campanha, assista ao vídeo:

seja socio