Todos os três candidatos apoiados pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo foram eleitos para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) da Cidade de Deus, nome da matriz do Bradesco.
Conquistou o primeiro lugar Youssef Kassem Assaf Filho, da Plataforma Digital 6084 - Prime Digital Sp lV. Também foram eleitos Izildinha Aparecida de Paula, do departamento AOC; e José Eduardo de Souza, do departamento de RH. A eleição ocorreu entre os dias 15 e 17 de julho.
Por terem apoio do Sindicato, os candidatos deverão atuar na Cipa em defesa das demandas dos trabalhadores, e não voltados aos interesses do banco.
“Agradecemos a todos os trabalhadores que confiaram nos candidatos apoiados pelo Sindicato e depositaram seu voto nestes representantes que atuarão pelos interesses dos trabalhadores e na luta pela melhoria das condições de trabalho na Cidade de Deus”, afirma Márcio Rodrigues, diretor do Sindicato e bancário do Bradesco.
O que é Cipa?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e todas as formas de assédio; e a saúde do trabalhador.
Por que a Cipa é importante?
É dever do cipeiro eleito levar as reivindicações dos bancários às reuniões da Cipa e cobrar dos da direção do banco soluções para essas demandas, incluindo casos de assédio sexual e moral.
Quais são as funções dos cipeiros?
- Esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort;
- Fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho;
- Buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores;
- Realizar Semanas Internas de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat), nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho;
- Acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social;
- Realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários;
- Informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho;
- Incluir regras de conduta a respeito do assédio sexual e de outras formas de violência nas normas internas da empresa;
- Fixar procedimentos para recebimento e acompanhamento de denúncias de assédio sexual e de violência;
- Realizar, no mínimo a cada 12 (doze) meses, ações sobre temas relacionados à violência, ao assédio, à igualdade e à diversidade no âmbito do trabalho.