O Itaú informou que têm direito a solicitar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) os funcionários que trabalharam no ITM entre 29 de setembro de 2010 a 31 de dezembro de 2017.
Este é o período em que a Justiça reconheceu como devido o adicional de periculosidade para os empregados que trabalharam no centro administrativo. O processo foi movido pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo.
O que é o PPP?
O PPP é um documento que tem por objetivo fornecer informações para o trabalhador sobre as condições ambientais de trabalho, principalmente no requerimento de aposentadoria especial.
O documento reúne dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que o trabalhador que exerceu suas atividades em determinada empresa.
Qual a finalidade do PPP?
- Comprovar as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários. Em particular, o benefício de aposentadoria especial;
- Prover o trabalhador de provas produzidas pelo empregador perante a Previdência Social, a outros órgãos públicos e aos sindicatos, de forma a garantir todo direito decorrente da relação de trabalho, seja ele individual, difuso ou coletivo;
- Possibilitar aos administradores públicos e privados acesso a bases de informações fidedignas, como fonte primária de informação estatística, para desenvolvimento de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como definição de políticas em saúde coletiva.
Requisitos para requerer o PPP
Para ambos os casos (desligado ou ativo), será necessário anexar um desses documentos:
- Possuir carta de exigência do INSS;
- Requerimento em aberto no INSS;
- Empregados que já podem dar entrada no pedido de aposentadoria por tempo de serviço;
- Revisão de Valores de Aposentadoria – Carta que demonstre que já é aposentado.
Como Solicitar o PPP?
Desligados:
Através da Central de Atendimento 0800-770-2077
Ativos:
Através da Lara, pela rota: fale com especialista > pessoas (RH) > não é isso, ainda preciso de ajuda > abrir chamado.
Caso seja apenas uma duvida, ao invés de abrir chamado, deverá ser selecionado conversar com especialista.