Pular para o conteúdo principal

Campanha cobra igualdade de oportunidades

Linha fina
Mesa dos dias 15 e 16 trará a pauta para negociação, junto com saúde, segurança e remuneração
Imagem Destaque

São Paulo - A igualdade de oportunidades é um dos temas em negociação da Campanha 2012 visando a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. O assunto, além de saúde, segurança e remuneração, está na pauta da mesa de quarta 15 e quinta 16 entre Comando Nacional dos Bancários e federação dos bancos.

Os mais recentes dados da Fenaban revelam que entre junho de 2011 e deste ano a participação de negros no setor passou de 17,59% para 18,71%. A informação foi dada durante mesa temática de igualdade de oportunidades realizada no final de julho.

Segundo a diretora executiva do Sindicato Neiva Ribeiro, que participa das reuniões temáticas, o crescimento foi muito pequeno e revela que as empresas necessitam ampliar a contratação de bancários negros. “As instituições também precisam criar condições para que todos tenham condições de evoluir por meio de plano de cargos, carreiras e salários com critérios claros e democráticos que abranjam a totalidade do quadro de funcionários”, cobra.

Além da cota – No que se refere às pessoas com deficiência (PCD), de acordo com Neiva, a maioria dos bancos não tem programa de qualificação destinado a esses bancários. “Esses trabalhadores não querem apenas preencher cota, mas ter chances de crescer profissionalmente. Só que as empresas não têm cursos destinados a essas pessoas, muitos nem sequer têm equipamentos adaptados aos trabalhadores”, afirma, acrescentando que outra reivindicação é a ampliação da licença-paternidade.

Leia mais
> Remuneração, saúde, segurança e igualdade em negociação
> O passo a passo da Campanha Nacional


Redação - 13/8/2012

seja socio