São Paulo – A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacom), criada recentemente, notificou dez instituições financeiras em função das denúncias feitas por consumidores sobre a cobrança abusiva da tarifa de cadastro para abertura de crédito na compra financiada de veículos.
Devido ao aumento das reclamações, o governo exigiu que os bancos prestem esclarecimentos sobre a forma como a tarifa é cobrada, além do valor repassado ao cliente. As instituições terão o prazo de dez dias para responder, a contar do recebimento do documento na sexta-feira 3. Os bancos notificados foram: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Votorantim, Volkswagen, Gmac, HSBC, Safra, Honda e Santander.
Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor da Senacom Amaury Oliva afirmou que em alguns casos existe uma discrepância enorme sobre os valores cobrados. “A diferença, muitas vezes, é superior a 100%”, afirmou. Segundo ele, as multas podem chegar a R$ 6 milhões caso seja comprovada alguma irregularidade.
Redação, com informações da Agência Brasil e do jornal O Globo – 7/8/2012
Linha fina
Instituições têm 10 dias para prestar esclarecimentos sobre a cobrança da taxa de cadastro no financiamento de carros
Imagem Destaque