Pular para o conteúdo principal

Números do crédito reforçam concentração bancária

Linha fina
Cinco instituições financeiras detêm 80% dos empréstimos e financiamentos no país, segundo dados do BC
Imagem Destaque

São Paulo – Dados divulgados pelo Banco Central (BC) mostram que a concessão do crédito está concentrada entre os cinco principais bancos do país. Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander representam 80% dos empréstimos e financiamentos concedidos no Brasil.

A concentração bancária vem se agravando nas últimas décadas. Em 1999, informações do BC indicavam que os maiores bancos do Brasil detinham 59% do ativo total do setor. Em 2011, já eram responsáveis por 81% desses ativos.

O Sindicato já manifestou em diversas ocasiões sobre a concentração do sistema financeiro no Brasil, apontando os riscos que tal centralização pode trazer à sociedade. A entidade que representa a categoria bancária entende que a prática de mercado revela que quanto mais concentrado um setor, maior sua capacidade de determinação de preços abusivos.

Um exemplo recente de concentração bancária foi a recente compra do BMG pelo Itaú, com o objetivo se oferecer crédito consignado. Mas para o BC, a concorrência está em nível adequado. O órgão ressalta, ainda, medidas como a padronização das tarifas cobradas, a portabilidade do crédito e a proibição de assinatura de contratos de exclusividade na prestação de serviço, com o objetivo de conter o crescimento da concentração do sistema financeiro.


Redação com informações do Valor Econômico - 2/8/2012
 

seja socio