Pular para o conteúdo principal

Audiência na USP debate uso de agrotóxicos

Linha fina
Exposição aos agrotóxicos e gravames a Saúde e ao Meio Ambiente, nos dias 29 e 30, tratará sobre os venenos na alimentação dos brasileiros
Imagem Destaque
São Paulo - A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Defensoria Pública  da União e Ministério Público Federal convidam a população para audiência pública sobre o impacto do uso do agrotóxico no meio ambiente e na saúde pública em Municípios Paulistas.

Preocupados com o aumento de câncer entre a população e outras doenças como malformações congênitas causadas pelo uso de agrotóxico, além de impactos do veneno sobre a saúde e meio ambiente, a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a Defensoria da União e Ministério Público Federal convidam para audiência pública sobre o tema.

Com o tema Exposição aos agrotóxicos e gravames a Saúde e ao Meio Ambiente, o encontro será realizado em São Paulo, no Auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP (Avenida Dr Arnaldo 715 – Cerqueira Cezar – Metro Clínicas) e acontecerá durante os dias 29 a 30 de agosto.

As exposições dos especialistas foram divididas em três temáticas.

Dia 29
Manhã

“Informações em Saúde, Consumo e Exposição no Estado de SP, Brasil e Mundo”, com apresentações da Profª Drª Clarice Umbelino de Freitas (Epidemiologista e Pesquisadora), da Profª Drª Sonia Corina Hess (Universidade. Federal de Santa Catarina) e do Prof. Dr. Paulo Saldiva (Diretor do IEA-USP) e mediação da Defensora Pública Federal Nara Rivitti.

Tarde
“Geografia da pulverização aérea e dimensionamento dos impactos à saúde e ao meio ambiente”, com Dr. Gabriel Lino de Paula Pires (Promotor de Justiça  do Estado de SP, do Grupo de Atuação Especial da defesa do Meio Ambiente - GAEMA - Núcleo do Pontal do Paranapanema), Profª Drª Ada Pontes de Aguiar (Médica e pesquisadora do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde da Universidade Federal do Ceará) e Prof. Dr. Wanderlei Antonio Pignatti (Universidade Federal do Mato Grosso) e mediação da procuradora de justiça federal Fátima Aparecida de Souza Borghi.

Dia 30
Manhã
“Governança, conhecimento e estratégias públicas de ação”, com apresentações da Profª Drª Marcia Sarpa de Campos Melo (Unidade Técnica da exposição ocupacional, Ambiental e Câncer do INCA), da Drª Thaís Cavendish (Gerente do Departamento de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos do Ministério da Saúde) e de representantes da Secretaria de Estado de Saúde e Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, com mediação do Defensor Público do Estado de SP Marcelo Carneiro Novaes.

Tarde
Manifestação da Sociedade sobre as questões apresentadas e elaboração de ação conjunta da sociedade e Defensorias Públicas e Ministério Público Federal.

SERVIÇO
Audiência Pública: exposição aos agrotóxicos e gravames à Saúde e ao Meio Ambiente
Quando: dias 29 e 30 de agosto, das 8h30 às 18h
Onde: Auditório João Yunes - Faculdade de Saúde Pública da USP
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, SP


CUT - 29/8/2016
seja socio