Pular para o conteúdo principal

Webtv: jovens brasileiros e suas perspectivas

Linha fina
Dia Internacional da Juventude é 12 de agosto e MB com a Presidenta destaca emprego, educação e direitos sob a ótica dos jovens
Imagem Destaque
São Paulo - Eles são 25 % da população. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens representam um quarto dos cidadãos brasileiros. Estima-se que são 51,3 milhões de pessoas de 15 a 29 anos.

Mas como vivem os jovens no país? Qual é o perfil desse público na categoria bancária? Quais as expetativas em relação ao mercado de trabalho, educação, cultura, lazer? Eixos que merecem políticas públicas específicas para uma população considerada o futuro do país, num contexto de luta contra a tentativa de retirada de direitos trabalhistas e previdenciários pelo governo interino.

Em 12 de agosto é celebrado o Dia Internacional da Juventude. Para marcar a data e ajudar nessas reflexões o MB com a Presidenta coloca o tema no centro dos debates. Para isso contará com a participação da petroleira Cibele Vieira, secretaria de Juventude da CUT/SP; do professor Carlos Guimarães, coordenador do Coletivo de Juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE); e da bancária Wanessa de Queiroz, coordenadora do Coletivo da Juventude do Sindicato. O programa, conduzido pela presidente do Sindicato, Juvandia Moreira, vai ao ar na segunda dia 15, a partir das 20h, pelo site do Sindicato. Dúvidas ou comentários já podem ser encaminhados para [email protected], pelo facebook e twitter.

Perfil – Atualmente, 136 mil bancários entre 18 e 29 anos trabalham nas instituições financeiras no país. Eles representam 27% da categoria no Brasil. Em São Paulo, Osasco e região eles são 43 mil, segundo dados da Rais (Ministério do Trabalho, 2015). Atuam como jovens aprendizes, estagiários, bancários e ainda como terceirizados, que muitas vezes sofrem com a precarização, principalmente no teleatendimento.

Bate-papo – No dia 19 de agosto, o Sindicato promove um bate-papo com a juventude bancário, na regional Paulista (Rua Carlos Sampaio, 305). Será a partir da 17h, com intervenção cultural e oficina sobre redes sociais.

Acampamento – A CUT São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Juventude, realiza o 1º Acampamento da Juventude Cutista nos dias 27 e 28 de agosto. A atividade pretende aproximar e fortalecer as ações entre os jovens sindicalistas do estado. Durante dois dias, os participantes estarão acampados em Campinas, na regional do Sindicato dos Petroleiros. Para participar, basta ser associado a um dos sindicatos filiados à CUT e preencher a ficha de inscrição até o dia 5 de agosto. Informações: [email protected]


Redação - 12/8/2016
seja socio