Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Webtv

Direitos das mulheres trazem ganhos para toda a sociedade

Linha fina
Curta Bancários desta semana abre espaço para uma playlist especial, que destaca a trajetória de ampliar garantias de igualdade de oportunidades
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio

Os bancos bem que tentaram penalizar as bancárias em licença-maternidade, mas a pressão da categoria foi maior porque sabe o valor dessa conquista e a luta que tem por traz de cada direito. Por isso, o Curta Bancários desta semana abre espaço para uma playlist pra lá de especial, ao lembrar momentos dessa trajetória de ampliar garantias que não dizem respeito só às mulheres, mas de toda a sociedade como a ampliação da  licença-maternidade para 180 dias e da licença-paternidade de 20 dias na categoria.

“Ninguém ganha com o machismo. A pauta das mulheres dialoga com a sociedade, porque quando a gente discute a igualdade, tem um fator social, que envolve crianças, homens, mulheres, filhos que se tornarão pais e mães que dividirão a construção de uma sociedade melhor, mais justa e igualitária. Não serão apenas as mulheres que ganharão com isso, mas toda a sociedade” destaca a secretária-geral do Sindicato dos Bancários, Neiva Ribeiro.

Campanha dos Bancários 2018

A pressão da categoria bancária e do Comando Nacional dos Bancários, na mesa de negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2018, surtiu efeito. Os bancos recuaram na proposta que pretendia tirar das bancárias em licença-maternidade o direito a pagamento integral da PLR. 

Nenhum Direito a Menos

Mais tempo para ficar com os filhos recém-nascidos. Esse direito foi garantido às bancárias em 2009, com a ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias. Os pais bancários também ganharam o direito com o aumento do tempo da licença-paternidade de cinco para 20 dias, na Campanha Nacional Unificada 2016, direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

 

Ainda não se inscreveu no nosso canal?

Acesse essa e outras playlists do canal do YouTube do Sindicato. Inscreva-se e clique no sininho para receber notificações quando um novo vídeo for publicado.

São mais de 1,8 mil vídeos, entre eles programas semanais: no Momento Bancário com a Presidenta você fica por dentro de assuntos da categoria e do mundo do trabalho. Já no recém-lançado Clube de Vantagens os bancários acessam dicas de cultura e lazer e os sindicalizados ainda concorrem a prêmios.

No Contraponto, exibido uma vez por mês, o bate-papo é com blogueiros sobre assuntos quentes do momento. E toda sexta, é dia do Curta Bancários, onde publicamos lançamentos de curta-metragens, onde abordamos com humor assuntos de interesses dos bancários ou relembramos produções que marcaram história, realizadas pela entidade por meio da TVB.

seja socio