Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Proteção

Mulher ou criança compõem metade dos que migram 

Linha fina
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) chama a atenção no Dia Internacional da Juventude para os direitos das mulheres à proteção e assistência
Vídeo Youtube

Quase a metade das pessoas que migra de um país para outro é mulher ou criança. As mulheres são as maiores vítimas de tráfico humano, e também são as que mais sofrem com abuso, exploração e violência sexual em situações de emergência. É preciso garantir a todas as pessoas, inclusive jovens mulheres migrantes, lugares seguros. 

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) chama a atenção no Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12 de agosto, para a defesa dos direitos das mulheres e proteção e assistência independentemente de sua nacionalidade. 

> Falta de perspectivas marca Dia Internacional da Juventude

A secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro, destaca a importância da defesa dos direitos de pessoas em situação de violência. E destaca que o primeiro passo para transformarmos essa realidade é compreender como se dá esse processo global e não culpar quem se vê obrigado a migrar.

“Não podemos ser coniventes com nenhum tipo de violência. O mundo vive um avanço neoliberal brutal, em que e a falta de investimento para o desenvolvimento econômico gera desemprego, fome, violência e guerras por interesses geopolíticos, que resultam na expulsão de milhares de pessoas de seus países em busca de paz, solidariedade e melhores condições de vida. As mulheres e as crianças, como sempre, são as mais afetadas por processo de expulsão e exclusão”, ressalta Neiva Ribeiro. 

Disque 180

Em qualquer situação de abuso ou violência, toda mulher tem direito a atendimento médico e apoio jurídico, de segurança e assistência psicossocial. Se presenciar alguma situação de violência contra mulheres disque 180 e, no caso de violação dos direitos humanos, disque 100 e denuncie.

1º Festival Antifascista e pela Democracia acontece dia 18!

O Sindicato e a Secretaria da Juventude da Contraf-CUT realizarão no sábado 18 de agosto o 1º Festival Antifascista e Pela Democracia. O evento musical, aberto ao público, acontece no Espaço Cultural Lélia Abramo, localizado na Regional Paulista (Rua Carlos Sampaio, 305, próximo ao metrô Brigadeiro), das 13h às 21h.

 

seja socio