Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Jurídico do Sindicato

Bancário PCD conquista reintegração na Justiça

Linha fina
Trabalhador do Itaú, assessorado pelo jurídico do Sindicato, alegou violação de artigo da lei que determina contratação de outra pessoa com deficiência para a vaga. TST reconheceu o direito e ainda determinou pagamento de todas as remunerações do bancário desde a demissão
Imagem Destaque

Um bancário PCD (pessoa com deficiência) demitido pelo Itaú teve reconhecido na Justiça do Trabalho o direito à reintegração. O bancário foi dispensado de forma imotivada em 2014, e procurou o jurídico do Sindicato dos Bancários de São Paulo, que o assessorou na ação contra o banco.  

A ação cita o parágrafo 1º do artigo 93 da Lei 8.213/91, que condiciona a dispensa imotivada de empregado PCD à contratação de trabalhador em situação análoga, o que não foi feito por parte do banco, descumprindo assim a cota de pessoas com deficiência prevista na mesma lei (8.213/91). Ainda assim, o bancário não teve reconhecido seu direito em primeira e em segunda instâncias, mas recorreu ao Tribunal Superior de Trabalho (TST) que, por unanimidade, decidiu de forma favorável ao trabalhador.

O relator da ação na Terceira Turma do TST, ministro Alexandre Agra Belmonte, destacou: “a razão assiste ao trabalhador, porque o §1º do artigo 93 da Lei nº 8.213/91, embora não estabeleça de forma direta a garantia de emprego, condiciona a dispensa imotivada de pessoa com deficiência à contratação de trabalhador em situação análoga, resguardando o direito de o empregado permanecer no emprego até que seja satisfeita essa exigência. Não havendo notícia no acórdão de que o reclamado tenha contratado outro funcionário em condição semelhante à do autor antes da dispensa deste, tampouco cumprido a cota prevista no caput do mesmo artigo 93 da Lei nº 8.213/1991, é imperiosa a reintegração.”

O acórdão, de 7 de agosto deste ano, determinou ainda o pagamento ao bancário de todas as remunerações e demais vantagens previstas no contrato de trabalho, desde o desligamento, em 2014, até a efetiva reintegração.

 

seja socio