Dirigentes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região estiveram nesta quarta-feira em frente à Superintendêcia Regional do Santander, na Mooca, na zona leste de São Paulo, protestando contra a decisão do banco em enviar trabalhadores para vender máquinas de cartão de crédito GetNet nas ruas da cidade, em meio a pandemia de coronavírus. Desde esta terça-feira, o Santander tem promovido uma campanha de venda de máquinas, colocando em risco a saúde e a segurança dos trabalhadores e clientes.
> Santander coloca bancários para trabalhar na rua durante pandemia
"Muitos trabalhadores nos procuram indignados e preocupados com o risco de contaminação. É contraproducente o banco pensar que ações imprudentes como esta trará novos negócios. Colocando pessoas na chuva para vender maquineta", explica a dirigente sindical e funcionária do Santander Ana Marta Lima.
Ela ressalta que o Santander continua com medidas equivocadas, na contramão do que outros bancos têm feito para proteger os trabalhadores. "É mais uma exposição desnecessária que coloca em risco os funcionários e os clientes, enquanto continuamos com mais de mil mortos por dia vítimas de coronavírus no país", finaliza.
Ação desumana
A ação para vender as máquinas GetNet tem como foco profissionais como feirantes, vendedores ambulantes, advogados, profissionais da construção civil, médicos, dentistas e taxistas, segundo documento do próprio banco. Cada bancário teria de conquistar ao menos três novos clientes.
Em contato com o RH, o Santander disse não se tratar de uma campanha, mas de uma "ação pontual", que ocorreu apenas nestes dois dias (18 e 19). Para o Sindicato, a ação foi equivocada, inapropriada e só demonstra o total desrespeito do banco para com seus funcionários. Caso ações como estas permaneçam ocorrendo, os protestos serão retomados.
Bancário do Santander, procure o Sindicato
Adicione o WhatsApp do Sindicato para receber notícias de seu interesse: 11 99930-8483. E quando quiser fazer alguma denúncia ou tirar alguma dúvida, também pode fazê-lo por meio do WhatsApp, mas neste outro número: 11 97593-7749.
Veja outras formas de contatar o Sindicato:
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco ou financeira não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar
> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário
> Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19)
> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco ou financeira? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.