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Chapéu
Segurança da informação

Bancários do Santander não devem mais usar whatsapp para comunicação com clientes

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Atendendo à reivindicação do movimento sindical, o Santander informou, há algumas semanas, que o uso do WhatsApp Business para conversas com clientes não será mais permitido, e que para se comunicar com clientes, os trabalhadores deverão usar os canais institucionais do banco.

O Santander também se comprometeu a orientar os bancários nessa transição, principalmente entre a última semana de agosto e primeira semana de setembro. A direção do banco comprometeu-se ainda a orientar permanentemente os funcionários sobre uso, acesso e principalmente compartilhamento de dados, visando a segurança de trabalhadores e clientes.

“O Sindicato também alerta os bancários sobre a responsabilidade que têm ao usar essas ferramentas, por conta da segurança com as informações dos clientes E a gente também solicitou ao banco que, mais do que uma orientação, o Santander estude todo o fluxo de trabalho dos gerentes para que cada vez mais se reduza a necessidade dos clientes de procurarem os gerentes pelo WhatsApp. Além disso, que as soluções sejam possíveis dentro da jornada de trabalho e nos canais institucionais do banco”, destaca a diretora do Sindicato e coordenadora da mesa de negociação com o Santander, Lucimara Malaquias.

Diante da nova orientação do banco, os gestores não podem mais pressionar os bancários a utilizarem o WhatsApp com clientes. “Se os gestores continuarem assediando os bancários para isso, eles devem denunciar ao Sindicato. O Santander já concordou que não há segurança sobre o que se compartilha pelo WhatsApp, portanto, os trabalhadores não devem utilizá-lo”, reforça Lucimara.

A dirigente destaca que ainda levará um tempo para que de fato não se utilize mais o WhatsApp. “O banco se comprometeu a estudar o fluxo e outras possibilidades de contato, mas até que isso se efetive numa ferramenta específica, a gente orienta que os trabalhadores utilizem apenas os canais institucionais do banco, para se resguardar de possíveis fraudes, erros ou outras irregularidades no processo”, diz Lucimara.

Os bancários podem entrar em contato com o Sindicato pela Central de Atendimento, via chat, via formulário, por whatsapp ou telefone (3188-5200).

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