Pular para o conteúdo principal
Chapéu
25ª Conferência Nacional

Consulta Nacional aponta prioridades dos bancários para o próximo período

Imagem Destaque
Cátia Uehara, economista da subseção do Dieese no Sindicato dos Bancários de São Paulo, que apresentando os dados da Consulta Nacional.

Os trabalhos do último dia da 25ª Conferência Nacional dos Bancários, domingo 6, foram abertos com a apresentação dos dados obtidos na Consulta Nacional, realizada entre os dias 7 de julho e 2 de agosto, que identificou suas prioridades para o próximo período.

A Consulta Nacional também identificou a percepção dos trabalhadores do ramo financeiro sobre temas de interesse nacional como a Reforma Tributária; taxa básica de juros; equiparidade salarial entre homens e mulheres; e regulamentação da internet. 

"Quero agradecer a cada bancário e bancária que participou da Consulta Nacional. Mesmo que neste ano não tenhamos campanha nacional, temos mesas permanentes de negociação que debatem temas como, por exemplo, saúde, metas e igualdade de oportunidades. A Consulta Nacional é essencial para identificar as prioridades da categoria e buscar avanços nestas pautas", diz a presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Neiva Ribeiro.

"A Consulta Nacional apontou a necessidade de buscarmos medidas que combatam o adoecimento da categoria e as metas abusivas. Além disso, mostrou o alinhamento da categoria com as lutas por um país mais justo e com oportunidades para todos. Os trabalhadores reconhecem a importância da atuação do movimento sindical bancário em temas como a reforma tributária; equiparação salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função; queda da taxa básica de juros; e regulamentação da internet com a finalidade de combater a propagação de mentiras e os discursos de ódio", acrescenta Neiva. 

Metas

Os participantes da Consulta Nacional elencaram como as quatro maiores consequências da cobrança excessiva pelo cumprimento de metas: preocupação constante com o trabalho (68%); cansaço e fadiga constantes (61%); desmotivação, vontade de não ir trabalhar (52%); e crises de ansiedade/pânico (46%). 41,9% dos trabalhadores afirmaram ter feito uso de medicamentos controlados nos últimos 12 meses.

Sobre as medidas prioritárias para criar um ambiente de trabalho mais saudável, ético, cooperativo e respeitoso, foram elencadas como as três principais: definição das metas, levando em consideração o porte da unidade, a região, o número de empregados, a carteira de clientes, o perfil econômico, etc; em períodos de redução do quadro de trabalhadores na unidade (férias, afastamentos, licenças), as metas devem ser proporcionalmente readequadas; e maior participação dos bancários na definição das metas e mecanismos de aferição.

Covid-19

Sobre a pandemia de Covid-19, a maior parte dos participantes da Consulta afirmaram ter ficado com sequelas após contraírem a doença (46%); 30% disseram ter contraído a doença, mas não tiveram sequelas; e a menor parte, 24%, não contraíram a doença.

As três principais sequelas da Covid-19 relatadas pelos trabalhadores foram perda de memória; cansaço; e falta de atenção.

Financiamento da luta

93,7% dos trabalhadores que responderam a Consulta Nacional disseram que o financiamento da luta para manutenção e conquistas de direitos deve ser uma responsabilidade de todos os bancários, e não só dos sócios dos sindicatos, já que todos se beneficiam das conquistas.

Reforma Tributária

Sobre a Reforma Tributária, que está em discussão no Congresso, os trabalhadores reconheceram a importância de medidas que tornem o sistema mais justo como, por exemplo, a ampliação da faixa de isenção do imposto de renda cobrado sobre a PLR; isenção do imposto de renda para quem recebe salário de até R$ 5 mil; e cobrança de imposto sobre grandes fortunas.

Taxa de Juros

Sobre a taxa básica de juros (Selic), que na última semana teve uma redução de 0,5 ponto percentual e ficou em 13,25%, ainda assim a maior taxa de juros reais do mundo,  86% dos participantes disseram ser favoráveis à sua redução.

Ainda sobre o tema, 50% dos trabalhadores afirmaram que Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, deve ser substituído; 23% disseram que ele deve permanecer no cargo até o encerramento do seu mandato, em dezembro de 2024; e 27% não souberam responder.

Equiparação salarial entre homens e mulheres

Sobre o PL 1085/23, de iniciativa do governo Lula, aprovado em maio no Congresso Nacional, que garante o pagamento de salários iguais para homens e mulheres que exercem a mesma função, 93% dos participantes da Consulta reconheceram a importância da medida (75% muito importante; 18% importante).

Regulamentação da internet

75,1% dos trabalhadores disseram-se favoráveis à regulamentação da internet, com a finalidade de combater a propagação de mentiras e a incitação do ódio. E 91% disseram acreditar que uma ação que é crime na vida real também deve ser penalizada se for cometida nos meios digitais.

seja socio