Pular para o conteúdo principal

Via exclusiva eleva velocidade dos ônibus em 45%

Linha fina
Estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indica aumento de 7 Km/h no desempenho dos coletivos
Imagem Destaque

São Paulo – A velocidade média dos ônibus em São Paulo aumentou 45,7% nas vias em que foram implementadas faixas exclusivas, iniciada em fevereiro pela gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). Segundo medições realizadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), divulgadas hoje (18) pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT), a velocidade subiu de 14,3 km/h para 20,8 km/h, entre entre os dias 22 de fevereiro e 9 de setembro. Os números apresentam a performance em 77 trechos de faixas, num universo de aproximadamente 160 quilômetros de vias.

O corredor norte-sul é o que apresenta o melhor resultado global, por se tratar do trecho mais longo, com cerca de 27 quilômetros totais, sendo a faixa dividida em diversos trechos neste trajeto. A velocidade média atual é de 19,7 km/h, contra 13,5 km/h em fevereiro. O aumento do desempenho é um dos fatores que diminuem os custos e abrem espaço para a redução no valor das tarifas, uma cobrança de movimentos sociais.

Instaladas nas avenidas Tiradentes e Santos Dumont (Trecho 1), 23 de Maio, Rubem Berta e Moreira Guimarães (Trecho 2), Washington Luís e Interlagos (Trecho 3), e Senador Teotônio Vilela (Trecho 4), as faixas exclusivas apresentam melhora de velocidade de 33,7%, 61,9%, 52% e 38,3%, respectivamente.

Na alameda Santo Amaro, uma das primeiras vias onde a prefeitura interviu, com a proibição total do acesso de carros particulares entre 5h e 10h da manhã, a velocidade dos coletivos aumentou 67,4%, de 13,8 km/h, em maio, para 23,1 km/h.

O ganho de velocidade na avenida Sapopemba, na zona leste da cidade, também ficou na casa dos 60%, indo de 12,2 km/h para 19,6 km/h.

Na região central da cidade, apesar do número de saídas à direita que cortam a faixa de ônibus, a avenida Paulista também teve um aumento significativo no desempenho dos coletivos. No sentido bairro-centro, a velocidade foi 8,1 Km/h para 13 Km/h (+60,5%). No caminho inverso, de 8,9 km/h para 12,5 km/h (+40,4%).

Nas marginais, o ganho de velocidade também merece destaque. Na Marginal Tietê, que liga as zonas leste e oeste da capital, o corredor funciona no sentido oeste somente pela manhã, e, à tarde, no sentido leste. No primeiro, o ganho de velocidade está sendo de 21,1%, de 20,4 km/h para 24,7 km/h. No período da tarde, o aumento foi de 15,9%, indo 18,2 km/h para 21,1 km/h.

Na Marginal Pinheiros, o trecho medido foi somente o segundo implantado, com 5,8 km de extensão na pista sentido Interlagos, entre a Ponte Engenheiro Ary Torres e o acesso à Avenida João Dias. Neste ponto houve aumento de 26,6% na velocidade, indo de 23,2 km/h para 29,4 km/h. Os outros quatro trechos ainda não concluíram o estudo de velocidade média.

Na segunda-feira 23, serão implementados mais 19,8 quilômetros de faixas exclusivas. Serão beneficiadas as avenidas Cásper Líbero, no centro; Amador Bueno da Veiga, na Penha, zona leste; e as ruas Duarte de Azevedo, em Santana, zona norte, e dos Trilhos, na Mooca, zona leste da capital.

Com isso, os atuais 170 quilômetros serão ampliados para praticamente 190 quilômetros de ruas e avenidas com faixas exclusivas de ônibus à direita. Faltando aproximadamente 30 quilômetros para completar os 220 prometidos pela gestão Haddad, para até o final deste ano.


Rodrigo Gomes, da Rede Brasil Atual - 18/9/2013

seja socio