Pular para o conteúdo principal

Prefeitura anuncia ônibus 24 horas em janeiro

Linha fina
Mobilidade urbana tem sido prioridade na gestão Fernando Haddad que divulgou ainda possibilidade de criar empresa estatal para suprir carência no setor
Imagem Destaque

São Paulo – Principal bandeira das grandes manifestações de junho, a mobilidade urbana tem sido um foco importante deste primeiro ano da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). Nessa semana, duas medidas anunciadas vão ao encontro das reivindicações apresentadas pela sociedade em junho.

Nessa sexta-feira 6, a prefeitura anunciou que a partir de janeiro de 2014 ,140 linhas de ônibus vão operar diariamente, entre 0h30 e 4h, em São Paulo. Os ônibus noturnos vão passar por corredores da cidade, como as Avenidas Paulista e Faria Lima, em intervalos de 15 minutos.

A operação será dividida em dois sistemas: o estrutural, que acompanhará, sempre que possível, o traçado do metrô e do trem, e o local, que percorrerá os bairros a partir de pontos de integração com as linhas longas, como os terminais.

Os ônibus serão circulares e rodarão os bairros com maior demanda pelo transporte na madrugada.

Empresa pública – O prefeito Fernando Haddad  afirmou na quinta-feira 5 que poderá estatizar uma das oito áreas do transporte público de São Paulo. No setor escolhido, o serviço seria feito com uma frota própria de uma empresa pública, como acontecia na época da antiga Companhia Paulista de Transportes Coletivos (CMTC).

A ideia surgiu a partir da ineficiência de algumas empresas de ônibus, que recebem repasse da prefeitura e não prestam serviços adequados à população, como a Oak Tree e a Itaquera Brasil. A empresa pública substituiria essas empresas, que teriam seus contratos de concessão rescindidos.


Redação – 6/9/2013
 

seja socio