Pular para o conteúdo principal

CineB exibe De Menor na Regional Paulista

Linha fina
Após o longa-metragem que aborda discussão da redução da maioridade penal, haverá bate-papo com a diretora, na quarta 10
Imagem Destaque

São Paulo – Sessão especial do projeto CineB vai levar aos espectadores o tema da punição a menores infratores, na Regional Paulista do Sindicato. Na quarta 10, a partir das 19h, a exibição gratuita do longa-metragem De Menor, ganhador do Festival do Rio de 2013, contará com a presença da diretora Caru Alves de Souza e a atriz Rita Batata, que conversarão sobre a obra e a complexidade do assunto.

A história gira em torno da recém-formada Helena (Rita Batata), que trabalha com crianças e adolescentes infratores, na Defensoria Pública no Fórum de Santos. Responsável pela guarda do irmão Caio (Giovanni Gallo), sua relação de harmonia é abalada quando o adolescente comete um delito.

A ficção é baseada em fatos relatados por uma prima da diretora do filme. Advogada em Santos, a prima de Caru inspirou a abordagem do tema. Ao empreender suas pesquisas, no litoral, Caru acabou conhecendo um juiz que lhe serviu de modelo à trama. Com decisões não tirânicas, o magistrado que dá humanidade às questões é representado por Caco Ciocler.

> Vídeo: veja o trailer do filme

O projeto – O CineB, realizado pelo Sindicato e produzido pela  Brazucah Produções, é um projeto itinerante que já levou o cinema brasileiro a mais de 42 mil pessoas em 305 sessões gratuitas espalhadas por comunidades e universidades de São Paulo, desde 2007. Com o propósito de divulgar produções nacionais, foram exibidos mais de 60 longas e 40 curtas-metragens, além da realização de 23 pré-estreias exclusivas, como as de Meu Nome não é Jhonny; Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio; À Beira do Caminho; Gonzaga - De Pai pra Filho; e Em Busca de Iara.

O CineB nasceu quando Luiz Cláudio Marcolino, atualmente deputado estadual do PT, era presidente do Sindicato. Ele aprovou o projeto em seu mandato, que agora continua sendo apoiado pela gestão da presidenta Juvandia Moreira. “O nosso Sindicato é um sindicato cidadão. E o CineB é mais uma história de sucesso entre as nossas iniciativas. Levar cultura e lazer à população ajuda a nos transformar em uma sociedade melhor e mais justa", afirma a dirigente.

“Nós levamos toda a infraestrutura para montar nossa sala de cinema, que contempla telão, cadeiras, projetor, material de divulgação e pipoca. Dessa forma, o CineB tem ajudado a democratizar o acesso à produção audiovisual brasileira, especialmente nas regiões mais carentes da cidade”, explica Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto.

Serviço

“De Menor” - 77 minutos
Quando: Quarta, 10 de setembro, 19h
Local: Regional Paulista do Sindicato (Rua Carlos Sampaio, 305, ao lado Metrô Brigadeiro)
Retirada de convites: na Regional Paulista ou reservas pelo e-mail [email protected] (com nome, fone e profissão)


Mariana Castro Alves – 8/9/2014

seja socio