Pular para o conteúdo principal

Ações pelo dia de luta da pessoa com deficiência

Linha fina
Data foi instituída em 1982 e oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005
Imagem Destaque
São Paulo - O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, foi celebrado em vários lugares do país. Em Governador Valadares, Minas Gerais, teve uma programação que incluiu caminhada, futebol e seminários com objetivo de mostrar a luta por igualdade de direitos das pessoas com deficiência.

Na cidade de Uberaba foi realizado uma série de ações, uma delas inclui a distribuição de material informativo a fim de conscientizar a população sobre a inclusão e vagas de acessibilidade e rampas de acesso. No Rio de Janeiro, teve distribuição de folders explicativos sobre os direitos dos cidadãos com deficiência, na entrada do prédio do Ministério Público do Rio.

A data foi instituída pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais, e oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Segundo o Censo do IBGE de 2010, a população com deficiência praticamente duplicou, atingindo o total de 45,6 milhões de habitantes, o que corresponde a 23,9% da população total.

O representante da CUT no Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), Flávio Henrique de Souza, destaca os avanços que foram conquistados nos últimos anos. “Há avanços inegáveis, mas entendemos que o avanço das políticas para pessoas com deficiência, do acesso e da inclusão, tem que ser constante, avalia.

Ele afirma ainda a importância da regulamentação da aposentadoria para trabalhadores/as com deficiência - com redução de tempo e contribuição à Previdência Social -, sancionada em maio de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, por meio da Lei Complementar (LC) nº 142.

Na sexta-feira 25 haverá uma série de atividades em função do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, das 14h às 21h, na Universidade Metodista de São Paulo, em São Benardo do Campo-SP. Na mesa das 19h30 terá participação  dos presidentes, Vagner Freitas, da CUT e Flávio Henrique, do Conade.


CUT - 22/9/2015
seja socio