Pular para o conteúdo principal

Alckmin quer mais PMs para 'preservação da ordem'

Linha fina
Concorrência procura preencher 5,4 mil. Movimentos populares enfrentam repressão cada vez mais forte e marcam novas manifestações na cidade de São Paulo
Imagem Destaque
São Paulo – Em dias em que a violência policial volta a marcar as manifestações populares na capital paulista, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou a abertura de concurso público para preencher 5,4 mil vagas na Polícia Militar paulista, com formação específica em "Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública". De acordo com a edição de quarta 31 do Diário Oficial do Estado de São Paulo, o objetivo é que os novos policiais comecem a atuar já no próximo ano, sendo uma parte em maio.

Desde as manifestações de 2013, o governo Alckmin vem investindo fortemente em equipamentos para a repressão policial a manifestações. Veículos blindados de grande porte, dotados de canhões de água e escotilhas para lançamento de bombas de efeito moral, armaduras, aumento do estoque de armamento menos letal, como gás pimenta, bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

> ONGs repudiam violência policial em protestos
> Jovem atingida por bomba da PM perde a visão  

Ao mesmo tempo, a Polícia Militar paulista realizou ações repressivas em várias manifestações, com uso indiscriminado de bombas de efeito moral e balas de borracha, que deixaram dezenas de feridos. Além disso, passou a ditar regras para manifestações populares sem qualquer amparo legal, como definição de trajeto do ato e identificação de um líder para responder por eventuais ilegalidades ou depredações.

Protestos na capital contra o impeachment de Dilma Rousseff têm sido violentamente reprimidos, com muitos feridos e detidos. Também têm ocorrido agressões a jornalistas e destruição de câmeras fotográficas e celulares. Para quinta 1º, uma nova manifestação está sendo convocada pelas redes sociais, às 18h, com concentração no vão livre do Masp, na Avenida Paulista.

Outro ato está sendo convocado por um coletivo de mulheres negras, para sexta 2, às 18h, no Largo da Batata, em Pinheiros. "Temer se elegeu com 61 votos de um Senado bandido! Se elegeu cassando mais de 54 milhões de votos de quem sustenta este país. É hora de ir pra rua contra os ataques de Temer. Contra essa eleição indireta que vai massacrar ainda mais o nosso povo", diz a convocatória do protesto.

No domingo 4, a Frente Povo Sem Medo, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem teto (MTST) e outros 30 movimentos sociais, vão à Paulista a partir das 14h.


Rede Brasil Atual - 1º/9/2016
seja socio