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Rede Brasil Atual
16/9/2016
São Paulo – A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou na quinta 15 o relatório Um Olhar sobre a Educação 2016, em que aponta que os professores da rede pública do ensino fundamental e médio do Brasil têm uma remuneração menor que a metade da média salarial dos países membros da OCDE.
Em sua coluna na Rádio Brasil Atual, o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, afirma o Brasil perdeu a capacidade de valorizar a representação do professor. "Isso mostra que há distorção do nosso sistema. O relatório também mostra os professores brasileiros trabalham 42 semanas no Brasil, enquanto em outros países os docentes têm uma jornada de trabalho de 37 semanas anuais."
> Áudio: ouça a coluna de Ganz Lúcio
Clemente ressalta que além da má remuneração, os professores enfrentam problemas com a precária estrutura das escolas. "Além disso, há a péssima condição em muitas escolas, o que dificulta enfrentar os desafios de educar as crianças. Esse relatório também aponta que ainda temos um longo caminho a percorrer para termos uma educação adequada e coerente com o projeto em desenvolvimento no Brasil."
Por outro o lado, o estudo aponta que os docentes universitários no Brasil têm os salários equiparados à média dos países analisados pela OCDE. "O salário de um professor de universidade chega a ser mais alto do que de países desenvolvidos", aponta Clemente. Segundo o OCDE, a remuneração dos brasileiros é superior ao salário na Finlândia, Noruega e Suécia.
16/9/2016
São Paulo – A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou na quinta 15 o relatório Um Olhar sobre a Educação 2016, em que aponta que os professores da rede pública do ensino fundamental e médio do Brasil têm uma remuneração menor que a metade da média salarial dos países membros da OCDE.
Em sua coluna na Rádio Brasil Atual, o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, afirma o Brasil perdeu a capacidade de valorizar a representação do professor. "Isso mostra que há distorção do nosso sistema. O relatório também mostra os professores brasileiros trabalham 42 semanas no Brasil, enquanto em outros países os docentes têm uma jornada de trabalho de 37 semanas anuais."
> Áudio: ouça a coluna de Ganz Lúcio
Clemente ressalta que além da má remuneração, os professores enfrentam problemas com a precária estrutura das escolas. "Além disso, há a péssima condição em muitas escolas, o que dificulta enfrentar os desafios de educar as crianças. Esse relatório também aponta que ainda temos um longo caminho a percorrer para termos uma educação adequada e coerente com o projeto em desenvolvimento no Brasil."
Por outro o lado, o estudo aponta que os docentes universitários no Brasil têm os salários equiparados à média dos países analisados pela OCDE. "O salário de um professor de universidade chega a ser mais alto do que de países desenvolvidos", aponta Clemente. Segundo o OCDE, a remuneração dos brasileiros é superior ao salário na Finlândia, Noruega e Suécia.