Pular para o conteúdo principal

Temer suspende Brasil Alfabetizado

Linha fina
MEC nega, mas programa deixou de receber verbas e novas inscrições desde o final de agosto; 'direito humano a educação é previsto, não só em todas as convenções internacionais, como na nossa Constituição'
Imagem Destaque
Rede Brasil Atual
6/9/2016

São Paulo – Especialistas lamentam a suspensão do programa Brasil Alfabetizado feita pelo presidente Michel Temer no dia 27 – de acordo com a Folha de S.Paulo, confirmada pelo Ministério da Educação a uma cidadã que questionou a pasta por meio da Lei de Acesso à Informação. Segundo Andressa Pellanda, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o corte é uma afronta à Constituição, pois retira o direito à educação. "O direito humano a educação é previsto, não só em todas as convenções internacionais, como na nossa Constituição. A partir do momento que você não investe na educação pública de qualidade para todos, você impede que todos acessem esse direito", afirmou em entrevista à TVT.

> Vídeo: veja matéria veiculada pela TVT

Para Madalena Guasco, doutora em Educação pela PUC-SP, o novo governo não reconhece políticas sociais como investimento, mas como gasto. "O Ministério da Educação deveria propor um fortalecimento do programa, não o fim das inscrições. É uma vergonha o Brasil ter milhões de analfabetos."

Por meio do Twitter, o ministro da Educação, Mendonça Filho, diz que não houve suspensão do programa. Mas, por meio de notas, pelo menos três secretarias estaduais de educação denunciam o fechamento do sistema. O corte prejudica mais de 13 milhões de analfabetos no país.
seja socio