Pular para o conteúdo principal

Empregados farão Dia de Luta em defesa do Saúde Caixa

Linha fina
Plano de autogestão está sob ameaça de exclusão de aposentados, limitação da cobertura de familiares e cobrança de mensalidade para cada integrante da família; protesto integra calendário de lutas contra os ataques que a Caixa e seus trabalhadores estão enfrentando
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Conquista da Campanha Nacional dos Bancários de 2004, o Saúde Caixa enfrenta uma série ameaças. Diante do cenário adverso, os empregados da Caixa deflagram “Saúde Caixa para Todos – Conscientização e Luta” nesta quarta-feira 11. 

Assine o boletim eletrônico com notícias específicas da Caixa
Quer saber mais sobre o Saúde Caixa?

A data do protesto integra calendário de lutas definido pelo movimento sindical contra os ataques que a Caixa e seus trabalhadores estão encarando.

> Sindicato e Apcef inauguram campanha em defesa do Saúde Caixa 

“O Saúde Caixa é resultado da luta dos trabalhadores e que está assegurado pelo Acordo Coletivo de Trabalho [ACT] dos empregados da Caixa. Contudo está sob grave ameaça devido à CGPAR 23, que inviabiliza os planos de autogestão, e pelo estatuto vigente da Caixa, que impõe limites de custeio do Saúde Caixa pelo banco”, enfatiza Dionísio Reis, coordenador Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa). 

Ameaças ao Saúde Caixa

Dentre outros pontos prejudiciais da resolução 23 da CGPAR (Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União) estão a exclusão dos aposentados da cobertura dos planos de saúde, a cobrança de mensalidade para cada integrante da família e a limitação da cobertura somente aos filhos até 24 anos que estejam cursando 3º grau.   

novo estatuto da instituição determina que a participação da Caixa no custeio do Saúde Caixa será limitado ao percentual de 6,5% das folhas de pagamento de trabalhadores da ativa e aposentados. 

Além disso, a Caixa não estenderá a cobertura do Saúde Caixa para os novos empregados do banco público. A Gipes São Paulo enviou aos empregados que estavam sendo chamados um aviso que não teriam plano de Saúde.

“Os trabalhadores devem se mobilizar e se organizar em defesa do Saúde Caixa e contra essas medidas que, se forem implantadas, fatalmente resultarão em impactos negativos tanto no direito à saúde quanto na situação financeira dos empregados da Caixa e dos seus familiares”, alerta Francisco Pugliesi, dirigente sindical e empregado da Caixa?. 

“Participe dos atos e pressione seu deputado a votar a favor do projeto de lei que susta os efeitos da CGPAR 23, resolução do governo que pode acabar com as autogestões de saúde das estatais federais, como o Saúde Caixa”, acrescenta o dirigente. 

Projeto de lei suspende a resolução 23 da CGPAR; vote na enquete

O projeto (PDC 956/2018) foi apresentado pela deputada Erika Kokay (PT-DF) em 28 de maio de 2018, passou por duas comissões na Câmara e agora seguirá para votação no plenário, onde precisará de maioria simples para ser aprovado.

seja socio