Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Desrespeito

Sindicato cobra adesão da Caixa ao 3º Censo da Diversidade

Linha fina
Banco está desrespeitando CCT da categoria ao não liberar acesso para os empregados responderem ao questionário; trabalhadores procuraram a direção da empresa e aguardam resposta
Imagem Destaque

*Atualização: o Sindicato cobrou e a Caixa respondeu que vai cumprir o compromisso e aderir ao 3º Censo da Diversidade

A Caixa é o único banco que compõe a mesa única de negociações entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional dos Bancários que não aderiu ao 3º Censo da Diversidade. O levantamento visa traçar o perfil da categoria bancária por gênero, orientação sexual, raça e pessoas com deficiência (PCDs) com o objetivo de analisar as políticas de inclusão dos bancos e promover a igualdade de oportunidades no setor bancário.

Os empregados da Caixa não tiveram suas senhas de acesso liberadas. Portanto, não conseguem responder ao questionário, que está disponível no site da federação dos bancos (Fenaban) – clique aqui. “A verdade é que a Caixa está descumprindo o que foi acordado na mesa de negociações. Ela concordou em participar do censo e agora nega a possibilidade de seus empregados responderem ao questionário”, disse o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Dionísio Reis.

O Censo da Diversidade é uma conquista da luta da categoria bancária por igualdade de oportunidades e por respeito dentro dos bancos. Por isso é fundamental que os bancários e bancárias de todas as instituições financeiras participem, respondendo ao questionário.

Dionísio destaca que o Sindicato, a Contraf-CUT e o Comando Nacional dos Bancários já questionaram o banco sobre a impossibilidade de os empregados responderem ao Censo, e cobraram que a Caixa respeite o acordo, mas ainda não obtiveram resposta.

“Desde o primeiro Censo da Diversidade, em 2008, a Caixa participa. Mas agora resolver descumprir um acordo. Estamos cobrando que a direção do banco mantenha o compromisso. Por acaso Pedro (Guimarães, presidente da Caixa) tem algo a esconder?”, questiona.

Saiba mais sobre o Censo da Diversidade:

Responda ao 3º Censo e seja um Agente da Diversidade
> Seja parte da transformação que você quer ver no mundo. Seja agente da diversidade!

seja socio