Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cinema Nacional

CineB on-line exibe e debate documentário sobre a pandemia

Linha fina
Exibição de “Pandemia do Sistema – O retrato da desigualdade na cidade mais rica do Brasil”, da diretora Naná Prudêncio, acontecerá nesta terça-feira às 19h, no canal do CineSolar no Youtube; na sequência, às 19h30, haverá um bate-papo com a autora e convidados
Imagem Destaque
Divulgação

O CineB on-line, uma das novas formas do projeto CineB Solar exibir produções nacionais em tempos de pandemia do novo coronavírus, fará sua segunda sessão online este ano, no canal do YouTube do CineSolar, às 19h desta terça-feira, com o documentário “Pandemia do Sistema – O retrato da desigualdade na cidade mais rica do Brasil”, da diretora Naná Prudêncio.

Na sequência, às 19h30, acontecerá um bate-papo (veja abaixo como participar) com a autora, Maxwell Dias de Souza (coordenador de Captação de Recursos do Cursinho FEA/USP) e Marcelo Gonçalves (secretário de Cultura do Sindicato), mediado por Cynthia Alário (diretora executiva da Brazucah Produções) e Cidálio Vieira (coordenador do projeto CineB Solar).

Participe do bate-papo com a diretora!

Link para acesso: http://bit.ly/cineb_online

ID da reunião: 732 012 4299

Senha: 9D43XV

Sinopse

“Pandemia do Sistema – O retrato da desigualdade na cidade mais rica do Brasil” documenta a mobilização de moradores e moradoras para ajudar vizinhos e vizinhas durante o período de quarentena em regiões como Sapopemba, Heliópolis, Brasilândia, Capão Redondo, Cidade Ademar, Pedreira e o município de Taboão da Serra. Na capital mais rica do país, os índices de mortes por Covid-19 se mostraram até 10 vezes maiores nas periferias e nos bairros com maioria negra.

O filme constata que o vírus não foi a única causa das mortes e que a desigualdade é a epidemia mais antiga, grave e crônica na história brasileira. Em primeira pessoa, “Pandemia do Sistema” denuncia as ausências do Estado e confirma que nos lugares mais pretos e pobres “nóis só tem nóis”.

Sobre o CineB Solar

Criado em 2007, o CineB, uma parceria entre o Sindicato e a Brazucah Produções, mudou o nome para CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, por meio de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 70 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo.

A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

seja socio