Pular para o conteúdo principal
Chapéu
ACT emergencial

Financiários da Midway aprovam acordo com garantia de empregos e direitos até dezembro 

Linha fina
Acordo estabelece compromisso de não demissão e não aplicação unilateral de quaisquer medidas de atos legislativos, sem antes negociar com o Sindicato; além disso, garante todos os benefícios da CCT da categoria. Em contrapartida, mantém suspensão do VR
Imagem Destaque
Montagem: Linton Publio/Seeb-SP

Em assembleia virtual no dia 4 de setembro, os financiários da Midway aprovaram proposta de Acordo Coletivo de Trabalho que garante a manutenção de empregos e direitos até dezembro. Pelo acordo, que é emergencial e tem vigência de 1º de agosto (retroativa) até 31 de dezembro de 2020, a financeira se compromete em não demitir até o final do ano, a não ser em casos de justa causa, e eventuais necessidades de desligamentos pontuais, o que será devidamente justificado ao Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. 

O acordo estabelece também o compromisso de não aplicação de quaisquer medidas previstas ou que venham a constar de atos legislativos, sem antes haver negociação com o Sindicato. E garante ainda a manutenção de todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos financiários.

Em contrapartida, fica mantida a suspensão do auxílio refeição dos empregados, inclusive nas férias, enquanto permanecerem trabalhando em casa, em razão exclusivamente da pandemia. Essa foi a forma da financeira garantir os postos de trabalho e desonerar sua folha de pagamento, já que habitualmente, antes da pandemia, os empregados faziam uso de restaurante no local de trabalho, com fornecimento de refeições, e não tinha a prática de conceder o auxílio. Cabe destacar que a grande maioria dos trabalhadores da Midway está em home office, como medida de proteção contra o coronavírus, e eventual retorno deverá ser discutido com o Sindicato.

Outro ponto importante do acordo é que ele prevê, em caso de ocorrência de desligamento, que o ex-funcionário receba o reembolso do valor integral do auxílio refeição, acrescido de indenização que corresponderá ao dobro da importância não recebida durante a suspensão.

“O acordo dá tranquilidade aos financiários da Midway nesse período de crise econômica e sanitária. E é um exemplo de como a atuação do Sindicato, ao buscar a via negocial para resolver questões que afligem os trabalhadores, é o melhor caminho para ambos os lados: empregados e empresas. O Sindicato conversou com os trabalhadores e, ao aprovar a proposta, eles concordaram em suspender temporariamente esse benefício [auxílio refeição] para ter seus empregos garantidos durante a pandemia”, ressalta a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro.

Neiva destaca ainda que o Sindicato estará atento quanto ao cumprimento do ACT. “Acompanharemos de perto e diante de qualquer excesso da financeira, como demissões injustificadas, tomaremos providências. Para isso, é fundamental que os trabalhadores nos procurem para denunciar qualquer irregularidade”, orienta.

Procure o Sindicato

O Sindicato está atento e monitorando locais de trabalho para que bancos, financeiras e cooperativas de crédito cumpram o acordado durante a pandemia. Para isso, conta também com a participação dos trabalhadores. Por isso, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco ou financeira não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail. 

 

 

seja socio