Pular para o conteúdo principal

Bolsas de estudos dão oportunidade para negros

Linha fina
Instituto Rio Branco subsidia bolsas a estudantes negros com objetivo de promover diversidade étnica em cargos diplomáticos no Itamaraty
Imagem Destaque

São Paulo – O Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriram as inscrições de 2012 para bolsas de estudos direcionadas à capacitação de candidatos negros à carreira de diplomata no Itamaraty.

> Confira o edital do programa

A iniciativa faz parte do Programa de Ações Afirmativas do Instituto Rio Branco - Bolsa Prêmio de Vocação para a Diplomacia, que desde 2002 disponibiliza bolsas no valor de R$ 25 mil, com duração de dez meses. O investimento é para custear cursos preparatórios e aquisição de material didático para auxiliar os candidatos negros no concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.

“É importante que uma instituição como o Sindicato divulgue iniciativas positivas como essa, que demonstra o interesse do governo em promover ações afirmativas que considerem as dívidas históricas de 400 anos de escravidão e 124 de racismo pós-abolição, nos quais o negro praticamente esteve à margem das oportunidades”, defende Neiva Ribeiro, secretária de Formação do Sindicato.

Ela explica que na maioria das vezes é a população negra que ocupa os postos precários de trabalho, sem carteira assinada e sem proteção social. “Para as mulheres, a situação é ainda pior, pois as negras recebem menos da metade do salário dos trabalhadores brancos. Sem contar a dificuldade que encontram de ter a oportunidade de ocupar postos de trabalho mais qualificados, como no caso da carreira diplomática. O preconceito invisível ainda está presente na seleção de candidatos”, analisa, ao ressaltar a importância do programa.

A dirigente ainda destacou que na Campanha Nacional 2012 a categoria bancária conseguiu na mesa de negociação o compromisso da Fenaban em realizar o II Censo da Diversidade, que fará um diagnóstico sobre a quantidade de homens e mulheres negras no sistema financeiro. “Será levantado, inclusive, quais salários e cargos possuem, para assim formularmos ações eficazes para inclusão e promoção desses trabalhadores.”

Processo seletivo – As inscrições para concorrer as bolsas de estudo podem ser feitas no site do Cespe/UNB (http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_12_bolsa/ ), entre os dias 8 e 29/10, mediante o pagamento da taxa de R$ 86,00. Para se inscrever, é preciso ter concluído o ensino superior ou concluí-lo até o final de 2013.

Na primeira etapa, os candidatos participarão de prova sobre os conteúdos de língua inglesa, portuguesa, história do Brasil e noções de política internacional, que serão aplicadas pelo Cespe/UNB nas cidades de São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

A segunda etapa da seleção conta com a participação das secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e dos Direitos Humanos (SDH), e da Fundação Cultural Palmares (FCP). Nessa fase, realizada exclusivamente em Brasília, será feita a análise de documentação e entrevista técnica. Os selecionados receberão passagens aéreas de ida e volta e ajuda de custo para deslocamento.


Redação - 4/10/2012

seja socio