Pular para o conteúdo principal

PCD: trabalhadores se preparam para Conferência

Linha fina
Além de debater as políticas públicas para pessoas com deficiência, terceira edição do evento definirá nova composição do Conselho Nacional
Imagem Destaque

São Paulo – O coletivo nacional dos trabalhadores com deficiência da CUT, do qual o Sindicato faz parte, já está se preparando para qualificar a intervenção na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD), marcada para ocorrer  de 3 a 6 de dezembro, em Brasília.

Na reunião realizada na terça-feira 23, ficou estabelecido que no dia 2 de dezembro acontecerá um encontro preparatório no escritório da CUT em Brasília para ajustar o eixo de atuação dos trabalhadores na Conferência.

A representante da Central na comissão organizadora do evento, Naira Rodrigues, explicou que o papel do sindicalismo é trazer a discussão, com as especificidades e o acúmulo do segmento, para dentro das entidades de trabalhadores. “E também das entidades para o segmento, pois é uma discussão em duas vias que envolve um tripé: trabalhadores com deficiência, mundo do trabalho e direitos humanos”, acrescentou.

Ela defende que o debate sobre a acessibilidade permeia todas as questões relacionadas à cidadania, como o acesso ao trabalho ou à educação. “Não é, obviamente, uma questão somente física, mas metodológica e de atitude. É preciso garantir mecanismos de garantia de direitos, como a lei de cotas”.

No âmbito da formação profissional, a representante dos trabalhadores citou a experiência do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que tem vagas reservadas às pessoas com deficiência. “Precisamos fazer com que estas estratégias se efetivem, com maior investimento de recursos públicos, pois a educação tem um papel fundamental para a inclusão. Necessitamos fazer um contraponto à educação segregadora, defendida pela direita”.

Conferência – Os temas em debate na Conferência serão divididos em quatro eixos temáticos com o objetivo de elaborar políticas públicas voltadas à acessibilidade das pessoas com deficiências em todos os segmentos da sociedade.

Nas etapas regionais, que tiveram início em novembro de 2011 e foram até setembro deste ano, os conselhos municipais e estaduais apresentaram até 40 propostas para a etapa nacional, onde as proposições serão deliberadas.

Para ter acesso às listas de delegados eleitos em cada estado, à programação e aos documentos da Conferência, clique aqui.

Conselho Nacional - No último dia da 3ª Conferência ocorrerá a eleição das entidades e membros que vão compor a nova direção do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).


Redação, com informações da CUT – 24/10/2012

seja socio