Pular para o conteúdo principal

Escolas ocupadas contra reforma do ensino médio

Linha fina
Estudantes secundaristas reacendem movimento por ensino público de qualidade. Há 27 escolas ocupadas no Paraná, quatro no Rio Grande do Norte e uma em Minas Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal
Imagem Destaque
Rede Brasil Atual
7/10/2016


São Paulo – A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) contabilizou na quinta 6 a ocupação de 34 escolas em todo o país contra a Medida Provisória (MP) 746, que reforma o ensino médio. Anunciada no dia 22, o projeto desobriga o ensino de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física, tornando-as matérias optativas. Além disso, fragmenta o ensino, permitindo que os estudantes, optem por disciplinas do núcleo comum ou técnico-profissionalizantes.

A maior parte das escolas ocupadas está no Paraná. São 27 espalhadas por Curitiba e pelos municípios de São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Maringá, Mandaguaçu Balsa Nova e Pinhais.

No Rio Grande do Norte, são quatro institutos federais. Há ainda uma escola ocupada nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e no Distrito Federal.

Desde o dia 26, as uniões estaduais de secundaristas têm promovido debates, atos e paralisações com o apoio de professores. Em cada uma, tem sido elaborada agenda de lutas contra os atos do governo de Michel Temer (PMDB) que prejudicam a educação pública.
seja socio