Pular para o conteúdo principal

PEC 241 é pecado mortal para os direitos humanos

Linha fina
Alteração na Constituição para promover corte de gastos em saúde e educação contraria o princípio que determina que direitos devem sempre avançar progressivamente, e não regredir
Imagem Destaque
Rede Brasil Atual 
10/10/2016


São Paulo – O analista político Paulo Vannuchi afirma que uma eventual aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que engessa gastos públicos por 20 anos, é um retrocesso e representa "pecado mortal" em relação aos direitos humanos.

> Veja riscos do congelamento de gastos públicos

Integrante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Vannuchi lembra que o documento que rege a organização da qual o Brasil é signatário (Convenção Americana de Direitos Humanos, de 1969), determina que os Estados membros adotem medidas a fim de alcançar progressivamente a efetivação de direitos econômicos, sociais e culturais, e que a PEC 241 segue no sentido oposto a esse princípio.

Complementarmente, o Brasil também é signatário do Protocolo de São Salvador (1988), que estende esse conceito de progressividade aos direitos trabalhistas, previdenciários e outras garantias, além de cláusulas específicas voltadas a crianças, idosos e deficientes.

São os chamados "direitos de igualdade", que, segundo Vannuchi, se articulam com "direitos de liberdade", que se referem à liberdade de crença, reunião, manifestação e voto. "Liberdade e igualdade não podem se separar. Onde se tentou criar igualdade sem liberdade, virou uma baita ditadura. No capitalismo, se fala que há liberdade, mas onde não há igualdade básica, a liberdade é cínica, falsa", observa o cientista político em comentário à Rádio Brasil Atual.

> Áudio: ouça o comentário à Rádio Brasil Atual

Segundo ele, a PEC 241 é símbolo de um projeto neoliberal, que já fracassou na Grécia e na Espanha, e segue a mesma receita de impor cortes que recaem fundamentalmente sobre os mais pobres. Ele destaca que esse é um esforço que atende aos interesses do PSDB, que apoia essas medidas restritivas, mas quer ver o desgaste político ficar com o PMDB, abrindo caminho para a sucessão de 2018.

Vannuchi também ressalta manobra do partido de Temer para regras de transição que evitarão que os efeitos dos cortes sejam sentidos já no próximo ano, e lembra que a proposta faz parte de um programa mais amplo que inclui ainda medidas como a reforma da Previdência, para restringir o acesso dos trabalhadores a pensões e aposentadorias, terceirização e privatizações, como a revisão da lei do regime de partilha, que possibilitou o acesso das petroleiras estrangeiras às reservas do pré-sal.

Saiba mais
Vídeo: PEC 241 e o seu futuro congelado
Vídeo: CNTE explica como a 241 afunda a educação
> PEC 241 levará a perda de R$ 654 bi para o SUS
Vídeo: animação mostra impactos da 241 na educação
> PEC 241 congela investimentos públicos por 20 anos
seja socio