Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Câmara

Protesto em Brasília nesta terça pela Caixa 100% pública

Linha fina
Mobilização será no Salão Verde da Câmara dos Deputados e tem como objetivo ampliar a pressão nos parlamentares e conscientizar a sociedade para os riscos de privatização pelo governo Temer
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo - O Salão Verde da Câmara dos Deputados será palco de mais uma manifestação em defesa da Caixa 100% pública. Na terça-feira 17, às 15h, representantes dos empregados, como o Sindicato e a Fenae, vão protestar contra os planos do governo Temer de tornar o banco uma Sociedade Anônima, primeiro passo para a abertura de capital e a entrega de setores importantes para o setor privado.

> Assine o boletim eletrônico com notícias específicas da Caixa

A mobilização foi proposta pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, criada em 13 de junho por iniciativa do senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Na Câmara, os trabalhos são coordenados pelo deputado federal Zé Carlos (PT-MA). O protesto ocorrerá na véspera do Dia Nacional de Luta, quando a categoria realizará atividades em todo o país contra a privatização da Caixa e em defesa dos participantes da Funcef.

> Loteria que Temer quer vender 'bate recorde' de receita

“Nosso objetivo é mostrar aos parlamentares e a todos que estiverem presentes no Congresso que a Caixa não pode deixar de ser 100% pública. Só assim ela continuará sendo o banco da habitação, do Minha Casa Minha Vida, do Fies, do Bolsa Família, das populações ribeirinhas da Amazônia, dos municípios, do saneamento, da infraestrutura urbana. Esse papel social não interessa às instituições privadas”, afirma o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Defenda a Caixa você também - A campanha Defenda a Caixa Você Também foi lançada no dia 3 de outubro, no Rio de Janeiro. A iniciativa – realizada em parceria com as centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical e Conlutas, além de Apcefs, Contraf, federações e sindicatos de bancários – visa mostrar a importância do banco para o Brasil e os brasileiros, destacando a atuação em áreas como habitação, saneamento básico, infraestrutura, educação, esporte, cultura, entre outras.

> Empregados da Caixa se vestem de 'vermelho de raiva' na quarta 18
> Bancários vão às ruas em defesa dos bancos públicos

“Nos próximos dias teremos a campanha na rua, de forma a envolver os trabalhadores e a população nessa luta. Vamos intensificar também a realização de audiências públicas sobre o papel da Caixa e dos bancos públicos, bem como mobilizar também influenciadores, prefeitos, parlamentares e movimentos sociais. A ideia é criar uma verdadeira liga para defender a Caixa”, explica Jair.

Leia mais
Sem compromisso com você, Temer quer vender seu patrimônio
"E o banqueiro decidiu cobrar a conta do golpe"

seja socio