Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Repercussão

#Caixa2doBolsonaro lidera trending topics do Twitter no mundo

Linha fina
Hashtag é motivada por campanha criminosa de empresários para disparar mensagens no WhatsApp contra o PT e seu candidato Fernando Haddad
Imagem Destaque

Atualização: a hashtag #Caixa2doBolsonaro ficou em primeiro lugar no Trending Topics mundial do Twitter durante toda a tarde desta quarta-feira 18 e até as 18h30, horário desta atualização, permanecia no topo. 

O assunto #Caixa2doBolsonaro chegou a posto de mais comentado no Twitter. Por volta das 10h da manhã desta quinta-feira 18, a hashtag ocupava o primeiro lugar no Trending Topics da rede social no mundo. A repercussão é motivada pela campanha criminosa de empresários que gastaram cerca de R$ 12 milhões para disparar mensagens no WhatsApp contra o PT e seu candidato Fernando Haddad. A reportagem é da RBA. https://www.redebrasilatual.com.br/eleicoes-2018/caixa2dobolsonaro-ocupa-primeiro-lugar-no-trending-mundial-do-twitter

> Empresários bancam campanha de Bolsonaro pelo WhatsApp, diz manchete da Folha de S.Paulo

A operação envolve o envio de centenas de milhares de mensagens pelo Whatsapp e estaria sendo arquitetada para a semana que antecede a votação do segundo turno das eleições de 2018, no próximo dia 28. Segundo a reportagem da Folha de S.Paulo, a rede de lojas Havan, de Luciano Hang, está entre as empresas compradoras. A prática é considerada ilegal por se tratar de doação empresarial de recursos, proibida pela legislação eleitoral, e pode configurar abuso do poder econômico, possibilitando a cassação da chapa. 

Fernando Haddad, adversário de Jair Bolsonarodisse que a denúncia prova que o capitão da reserva faz a "campanha mais rica do país com dinheiro sujo" e afirmou que entrará na Justiça. "Vamos acionar a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral para impedir o deputado Bolsonaro de agredir violentamente a democracia como ele tem feito. Fazer conluio com dinheiro de caixa 2 pra violar a vontade popular é crime. Ele que foge dos debates, não vai poder fugir da Justiça", disse, por meio de seu perfil no Twitter.

>TSE manda Bolsonaro remover vídeos e postagens sobre 'kit gay'
Contra mentiras e 'fake news', internautas apelam para a razão

Ataque à democracia

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) afirmou que o mundo descobriu que Bolsonaro, "além de fascista, é corrupto". "Usa um esquema ilegal, certamente não desvendado totalmente, financiado por empresários corruptos para violar o que existe de mais sagrado na democracia: o voto popular", criticou.

Já o advogado e também deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) cobrou providências dos órgãos responsáveis. "Denúncias gravíssimas envolvendo a campanha de Bolsonaro! Empresas montaram um esquema criminoso para alavancar campanha de Bolsonaro e espalhar fake news contra Haddad. A PGR (Procuradoria Geral da República) e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) precisam tomar providências urgentes", alerta.

Em nota, a Comissão Executiva Nacional do PT afirmou que está tomando "todas as medidas judiciais para que ele (Bolsonaro) responda por seus crimes, dentre eles o uso de caixa 2, pois os gastos milionários com a indústria de mentiras não são declarados por sua campanha".

"Os métodos criminosos do deputado Jair Bolsonaro são intoleráveis na democracia. As instituições brasileiras têm a obrigação de agir em defesa da lisura do processo eleitoral. As redes sociais não podem assistir passivamente sua utilização para difundir mentiras e ofensas, tornando-se cúmplices da manipulação de milhões de usuários", diz o texto. "O PT levará essas graves denúncias a todas as instâncias no Brasil e no mundo. Mais do que o resultado das eleições, o que está em jogo é a sobrevivência do processo democrático."

seja socio