Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Conte Conosco

Demitido? Procure o Sindicato!

Linha fina
O bancário deve informar seu desligamento ao Sindicato preenchendo um formulário. Os dados, que são mantidos em sigilo, permitem que a entidade verifique a regularidade do desligamento, o correto pagamento dos direitos e subsidie a luta em defesa dos empregos na categoria
Imagem Destaque
Montagem: Linton Publio

O Sindicato, sempre ao lado dos bancários, está em forte campanha contra o processo de demissões levado adiante pelos bancos privados, especialmente os três maiores (Bradesco, Santander e Itaú), em meio à pandemia de coronavírus. Entretanto, após a reforma trabalhista, aprovada em 2017, os bancos não são mais obrigados a realizar as homologações das demissões no Sindicatos, o que dificulta a mensuração exata do número de cortes em cada banco e em que áreas se concentram. Estes dados são fundamentais para subsidiar a luta em defesa dos empregos e dos direitos dos bancários. 

> CLIQUE AQUI e fique por dentro da campanha do Sindicato contra as demissões nos bancos

Portanto, o Sindicato orienta que o bancário demitido nos procure (preencha o formulário no final da matéria) para que a entidade tenha ciência da demissão, verifique a regularidade da mesma, assegure o correto pagamento dos direitos e subsidie a luta em defesa dos empregos na categoria.

“A partir destes dados conseguimos mensurar com maior precisão o número de demissões, em que áreas estão concentradas, qual o perfil dos trabalhadores afetados, tornando assim as nossas ações mais efetivas. Podemos sistematizar as práticas de cada banco para estar sempre a par das mudanças internas e preparar a luta para os próximos embates”, explica a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro. 

"Além disso, o Sindicato quer manter contato com os demitidos para que, independente de voltarem ou não ao mercado financeiro, continuem envolvidos nas lutas da categoria, da classe trabalhadora e da sociedade em geral. Vivemos um momento politico no qual os trabalhadores devem se unir por seus direitos. Precisamos lutar por politicas públicas de emprego e outras para que possamos nos proteger, discutir alternativas e buscar justiça. Juntos temos mais chance. Estejamos, trabalhadores e Sindicato, juntos e mobilizados", acrescenta. 

Homologações do Bradesco

O Sindicato voltou a fazer homologações presenciais de trabalhadores do Bradesco no dia 8. Elas estavam suspensas por conta da pandemia de coronavírus. Os bancários devem aguardar o agendamento de suas homologações pelo Bradesco, mas, caso tenham dúvidas, devem procurar o Sindicato por meio da Central de Atendimento: (11) 4949-5998.

Sindicato retoma homologações presenciais do Bradesco

É fundamental que os bancários do Bradesco façam suas homologações no Sindicato, onde terão acompanhamento jurídico para que seus direitos sejam assegurados. 

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

seja socio