Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Democracia

Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil

Imagem Destaque
Presidente Lula em comemoração na Avenida Paulista

Foi eleito presidente da República neste domingo, 30 de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva. Lula obteve 60.345.999 votos, um recorde na história do país, e venceu o atual presidente, Jair Bolsonaro, por 50,90% dos votos válidos contra 49,10%. Em 1° de janeiro de 2023, Lula assumirá seu terceiro mandato à frente do país, sendo o único mandatário brasileiro a realizar tal feito.

Durante a sua campanha, Lula assumiu compromissos importantes com a classe trabalhadora. Entre eles, a valorização anual do salário mínimo; a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil, assim como a correção da tabela; revogação dos pontos nocivos da reforma trabalhista; uma Previdência que contemple aumento da cobertura e sustentabilidade; e o fortalecimento dos bancos públicos e da sua função social.

Por outro lado, fica para trás um governo que negligenciou a pandemia e durante quatro anos atacou os direitos dos trabalhadores brasileiros e o movimento sindical. No caso específico da categoria bancária, em mais de uma oportunidade Bolsonaro tentou por meio de medidas provisórias acabar com a jornada de seis horas, reduzir o pagamento de horas-extras e normalizar o trabalho aos finais de semana. Só não conseguiu devido a mobilização dos bancários e a atuação firme de suas entidades representativas e de parlamentares de oposição no Congresso Nacional.

“Com Lula, renovamos a esperança de um governo parceiro dos trabalhadores, que dialogue com todos os setores da sociedade, e unifique o país. Sabemos que não será uma tarefa fácil, uma vez que Bolsonaro deixará como legado um Estado destruído, e a configuração do Congresso não é favorável aos interesses da classe trabalhadora. Portanto, os movimentos sociais e sindical, os bancários, de bancos públicos e privados, devem permanecer unidos e mobilizados na defesa dos direitos dos trabalhadores e de um país mais justo, solidário e com oportunidades para todos”

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região
seja socio